Gestão democrática na escola pública: situações e possibilidades
Resumo
Este estudo teve como objetivo identificar e analisar não só as situações que
justificam o desenvolvimento de uma possível Gestão Democrática em uma escola
pública de Palmas-TO, como também sinalizar possibilidades de ações que
configuram uma Gestão Democrática. O público analisado foi formado de diretora,
equipe pedagógica, professores, alunos, funcionários e membros da APMF da
Escola Vila União situada em Palmas-TO. Para se chegar a um conhecimento
prático, e buscar dados consistentes e concretos que permeiam a gestão
democrática na escola utilizou-se questionários específicos para investigar a opinião
dos diferentes segmentos da Comunidade Escolar, no que se refere à participação e
autonomia na tomada de decisões dos assuntos escolares, relacionamento entre
direção, professores, diretores, equipe pedagógica, alunos, funcionários e membros
da APMF e mecanismos de participação existentes na escola que configuram uma
possível gestão democrática. Na metodologia do trabalho para a coleta de dados,
produziu-se 06 questionários, a fim de que cada pessoa respondesse de acordo com
sua função na escola, e o retorno foi de 80% dos questionados que envolveu a
diretora, professores, alunos, membros da equipe pedagógica, funcionários e
membros da APMF.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]