A coesão referencial em textos do gênero conto de terror: um trabalho com alunos dos anos finais do ensino fundamental a partir das sequências didáticas
Abstract
Esta pesquisa de mestrado parte de uma preocupação frequentemente discutida por professores atuantes na área de Língua Portuguesa - na qual me incluo como professora e pesquisadora: como trabalhar a produção textual na sala de aula de forma significativa para o aluno, fazendo-o perceber em que pontos apresenta dificuldades na linguagem e a buscar alternativas para solucioná-las dentro da totalidade do texto. Para tanto, partindo de uma proposta interacionista de linguagem, temos como objetivo geral investigar a coesão referencial - e lexical - em textos do gênero conto de terror, escritos por alunos dos 8ºs e 9ºs anos do ensino fundamental de uma escola da rede pública estadual do município de Santa Maria, RS, durante doze oficinas de produção textual. Além de trabalhar a coesão referencial, também detectamos, no decorrer do trabalho, outros aspectos que estavam prejudicando a textualidade nos textos e precisaram de intervenção, como a construção de parágrafos e períodos e o uso inadequado dos sinais de pontuação. Como objetivo específico, procuramos averiguar se (e de que forma) a ferramenta metodológica Sequências Didáticas (SD), associada a um gênero textual como instrumento mediador, pode vir a auxiliar os professores na tarefa de qualificar as produções escritas dos alunos, principalmente quanto às fragilidades linguísticas encontradas. Para atingir nossos objetivos, desenvolvemos oficinas de produção textual para trabalhar os problemas de coesão referencial (ou remissiva) e lexical encontrados nos textos, além do uso inadequado dos sinais de pontuação e a construção de parágrafos e períodos. Para tanto, embasados nos estudos de Vygotsky no que tange aos processos de internalização, partimos da metodologia Sequências Didáticas, desenvolvida por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) e fizemos uma adaptação do método a nossa realidade, articulando-o à Pesquisa-ação (PA), de Thiollent (2011), na construção das oficinas de produção textual e atividades de apoio. Para trabalhar as questões referentes à coesão textual, pautamo-nos na Linguística do Texto e nos trabalhos de Fávero (2009) e Koch (2014). Para fins da pesquisa, analisamos quatro textos escritos por nosso sujeito, bem como algumas atividades de apoio, com o objetivo de verificar os movimentos que realizou na qualificação de seu texto acerca da coesão referencial e lexical e dos outros aspectos verificados. Após o desenvolvimento da pesquisa, podemos observar, fazendo uma comparação entre o texto diagnóstico, escrito por S.12 na primeira oficina, e a última versão do “texto do espelho”, uma grande evolução em alguns fatores, tanto referentes ao gênero quanto às questões de ordem linguística.
Collections
The following license files are associated with this item: