Contribuição do ensino de flisofia para a gestão democrática
Abstract
A presente pesquisa surgiu de um conjunto de reflexões registradas enquanto
preparava aulas e ministrava a disciplina no ensino médio. Essas observações
iniciais tomaram um caráter de análise histórica da trajetória conturbada da disciplina
de Filosofia na educação brasileira. O objetivo da monografia foi, portanto, analisar a
execução e implantação da disciplina de Filosofia no ensino brasileiro, assim como
as limitações e restrições em que ela foi submetida durante todo o processo
educacional brasileiro, tanto nos programas como em suas práticas. A investigação
desenvolveu-se a partir de uma abordagem crítico-reflexiva do material bibliográfico
e documental disponível. Foi realizado um resgate histórico da trajetória da disciplina
no Brasil, e uma breve retrospectiva da dualidade do ensino público e do ensino
particular. Concluindo que a disciplina de Filosofia, levando os alunos a refletir e
elaborar soluções para os problemas apresentados na escola, poderá contribuir com
a gestão democrática.
Collections
- Gestão Educacional [294]
The following license files are associated with this item: