O planejamento e sistematização das dimensões conceitual, procedimental e atitudinal nas aulas de educação física: uma experiência através do Sport Education Model
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2018-07-11Metadatos
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A Educação Física escolar, ao longo de sua história, foi reconhecida como uma atividade
exclusivamente prática influenciada pela saúde, pela instituição militar e pelo esporte. A partir
dos anos 80, o movimento renovador buscou legitimar a área enquanto componente
curricular, afirmando que ela possuía saberes que estavam além do simples fazer, pois
apresentava conteúdos, inclusive, conceituais. Propostas curriculares têm sido discutidas na
perspectiva de que a Educação Física deve ser desenvolvida de tal forma que contemple três
dimensões do conteúdo: conceitual, procedimental e atitudinal. No entanto, os docentes têm
demonstrado dificuldades para desenvolver suas aulas nessa perspectiva. Nesse sentido, esta
pesquisa procura investigar o desenvolvimento das dimensões conceituais, procedimentais e
atitudinais nas aulas de Educação Física em uma escola pública do noroeste gaúcho através de
uma experiência com Sport Education Model. O trabalho caracterizado por ser uma pesquisaação
consistiu-se em desenvolver juntamente com uma professora colaboradora um processo
cíclico de planejamento, ação, observação e reflexão. Os instrumentos utilizados foram: a
observação participante, que se desenvolveu, a partir do acompanhamento do planejamento e
das aulas de Educação Física durante a unidade didática de Danças Gaúchas em uma turma de
segundo ano do ensino médio; a entrevista semiestruturada com a docente, que discutiu as
dificuldades e as potencialidades de se utilizar do Sport Education Model para a articulação
das três dimensões do conteúdo; e grupo focal com os alunos, para avaliar o desenvolvimento
da unidade didática. Os dados foram analisados com base na triangulação das informações
obtidas com os três instrumentos. A partir disso, apresentamos os resultados descrevendo seis
características que definem o Sport Education (época esportiva, filiação, competição interna,
registro estatístico, festividade e evento culminante), analisando como as dimensões do
conteúdo foram articuladas em cada uma delas. Desse modo, a partir do estudo, conseguimos
interpretar que a experiência do Sport Education Model contribui para a articulação das três
dimensões do conteúdo no decorrer de uma unidade didática; também oportunizou aos alunos
colaborados da pesquisa o desenvolvimento de uma competência culta sobre os
conhecimentos trabalhados, um saber profícuo, e, principalmente, um entusiasmo por parte
dos discentes no transcorrer das aulas. Portanto, a articulação das três dimensões do conteúdo
através do Sport Education Model contribui para o reconhecimento da Educação Física como
um componente curricular composto de diferentes práticas corporais presentes nas diversas
manifestações da cultura corporal de movimento.
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