Atividade física no contexto de escolares do ensino médio do estado do Rio Grande do Sul
Resumo
A busca pela saúde e adoção de hábitos saudáveis são temas atualmente bastante discutidos. A escola como espaço de produção e construção de conhecimentos é o local ideal para que crianças e adolescentes adquiram bons hábitos de saúde que podem se manter ao longo da vida. O objetivo deste estudo foi verificar se o conhecimento dos benefícios do exercício físico para a promoção da saúde, afetam o nível de atividade física (NAF) de estudantes do ensino médio de escolas públicas Estaduais do Estado do Rio Grande do Sul, bem como associar o nível de atividade física com as barreiras percebidas à prática. Participaram 851 escolares da rede pública estadual. Para se obter as informações referentes ao NAF foi utilizado o Questionário Internacional de Atividade Física (IPAQ), versão curta. Para verificar o conhecimento dos benefícios do exercício físico para a promoção da saúde foi utilizada uma questão de um questionário validado para a utilização em estudantes brasileiros. Para a identificação das barreiras que dificultam a prática de atividade física, foi utilizado o instrumento proposto por Santos et al. (2010), composto por 12 questões. Para a análise dos dados foi realizada a estatística descritiva e a normalidade dos dados foi verificada através do teste de Kruskal-Wallis. Para a comparação entre grupos das variáveis contínuas paramétricas foi utilizado o teste Z para amostras independentes bicaudal, já para as não-paramétricas foi utilizado o teste Z de Kolmogorov-Smirnov. Foi utilizado o teste qui-quadrado para as comparações das variáveis categóricas. Para a análise de associação entre o NAF e o número de barreiras percebidas foi utilizado o teste de correlação de Spearman. O nível de significância adotado foi de 5% em todos os testes. Não foram encontradas diferenças estatisticamente significativas do NAF entre o grupo que tinha conhecimento sobre o papel da atividade física na saúde e o grupo que não tinha este conhecimento (p=0,380). As barreiras percebidas mais referidas foram: falta de companhia (59,22%), não ter lugares perto de casa com a atividade física que gosta (48,17%) e o clima (47,47%). As análises dos resultados mostraram que existe uma associação entre o NAF e as barreiras percebidas (p = 0,000) e esta é inversamente proporcional (r = -,222). Concluiu-se que o fato de ter maior ou menor conhecimento sobre os benefícios da atividade física não tem relação com o NAF, a maioria dos estudantes é insuficientemente ativa e que quanto maior o número de barreiras percebidas à prática, menor tende a ser o NAF de estudantes do ensino médio da rede estadual de ensino do estado do Rio Grande do Sul.
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