Recursos e atividades do moodle em dispositivos móveis para educação aberta
Abstract
Este trabalho apresenta um estudo do tema tecnologias educacionais em rede operacionáveis
em tablets e smartphones para a educação aberta na linha de pesquisa gestão de tecnologias
educacionais em rede e área de concentração tecnologias educacionais em rede: inovação e
democratização. O objetivo geral foi o desenvolvimento de uma matriz estratégica de
funcionamento de recursos e atividades do Moodle em dispositivos móveis para a educação
aberta, parametrizando tecnologias educacionais em rede viáveis-possíveis de
operacionalização no tripé ambiente virtual-dispositivo móvel-educação aberta. Para tal,
realizamos uma pesquisa-ação em educação contendo cinco ciclos-espiralados de
autorreflexão. Cada ciclo envolveu 4 fases. 1 – Planejar: planejamos inovações nos módulos
didáticos para operar em dispositivos móveis. 2 – Agir: desenvolvemos experimentos práticos
de customização dos materiais na Disciplina teste CTS-UAB-PAP, backup da Disciplina
original CTS. 3 – Observar: testamos os materiais com egresso do curso Formação de
Professores para Educação Profissional, Disciplina CTS, utilizando a pauta dialógica como
técnica de coleta de dados. 4 – Refletir: refletimos criticamente acerca dos resultados
alcançados até o momento para então replanejarmos. O referencial teórico mencionado foi a
Pesquisa-ação em Educação, a Educação como Prática da Liberdade, o Movimento Social do
Software Livre, os Recursos Educacionais Abertos, as Atividades de Estudo, documentos
publicados por Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura e
sistema Universidade Aberta do Brasil. O principal resultado apontou o adequado
funcionamento dos 11 recursos e 4 atividades utilizados na Disciplina teste CTS-UAB-PAP no
Moodle em tablets e smartphones. Produzimos um livro hipermídia no Moodle como produto,
na forma de tutorial docente, para as modalidades presencial, semipresencial e a distância em
rede. Assim, concluímos que a inovação escolar possível consiste na aprendizagem móvel,
conseqüentemente na oportunidade de acesso livre a educação de qualidade.
Collections
The following license files are associated with this item: