Educação física e filosofia: o conceito de emancipação nas abordagens teóricas da Educaçõa Fisica Escolar
Resumen
Problematizando a educação física escolar, visualizamos que desde o final
dos anos 1980 existe uma gama de produções teóricas, que buscam justamente,
não só dar suporte pedagógico, mas levar à reflexão profissionais e estudiosos da
área. Assim, diversas abordagens vinculadas às diferentes concepções de educação
física aparecem como referencial teórico importante na construção de projetos
educativos. Nesse sentido, ao buscar no referencial teórico da Educação Física
escolar, uma dimensão crítica, encontramos duas abordagens que tratam de forma
distinta um conceito vinculado ao pensamento filosófico. Por isso, o presente
trabalho, resultado de uma pesquisa do Curso de Especialização em Educação
Física Escolar, parte da seguinte problemática: quais as diferenças teóricas
referentes ao conceito de emancipação, entre as teorias críticas da educação física
escolar: proposta crítico superadora e proposta crítico emancipatória? Para
responder a esse questionamento, partimos do seguinte objetivo geral: conhecer a
origem e o significado atribuídos ao conceito de emancipação das propostas
pedagógicas crítico superadora e crítico emancipatória. O percurso metodológico
caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica com enfoque dialético, pois o
entendimento do conceito emancipação foi esclarecido a partir dos princípios
dialéticos uma vez que o interesse em refletir sobre este conceito e sua relação com
a realidade social, se dá a partir da ordem análise - antítese e síntese. Como
resultado concluímos que a abordagem teórica Crítico Superadora, fundamentada
na Pedagogia Crítico Social dos Conteúdos de Demerval Saviani e direcionada na
perspectiva da transformação com fortes elementos marxistas, concebe
emancipação, como parte do conceito emancipação humana de Marx. Já a
abordagem Crítico Emancipatória, fundamenta sua análise na concepção kantiana
de esclarecimento e da teoria da ação comunicativa de Habermas, que trabalha na
perspectiva da emancipação da consciência.
Colecciones
- Educação Física Escolar [200]
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