Show simple item record

dc.contributor.advisorUaska, Izabel Cristina
dc.creatorDiehl, Maristela da Rocha
dc.date.accessioned2018-09-25T12:07:01Z
dc.date.available2018-09-25T12:07:01Z
dc.date.issued2012-12-01
dc.date.submitted2012
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14378
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2012.por
dc.description.abstractThis study aimed to examine some concepts about "learning the written language and the role of school management in this process," involving the development of cognitive and psychomotor skills of the child, his understanding of the spoken and written language. We tried to emphasize on the stages of child development according to Piaget. Investigating how children develop reading and writing, the assumptions made and what pedagogical practices that should be developed by the teacher for the child to overcome the situation where you are and move forward, that is, to develop another hypothesis and write alphabetically spelled. It was discoursed about literacy and literacy, with the basic concept that literacy and literacy learning goes far beyond writing codes and decodes them, is understanding the social use of writing The importance of being literate for the integral development of the human being and its place in society as active and autonomous. We highlight here the importance of the involvement of managers in this process, which should be the first educational school, because if a student fails, the entire school fails with it. We conducted a qualitative research. For data collection we used a questionnaire that was answered by four literacy schools of the state of the municipality of Soledad / RS, which will call the school A, B, C and D. The results of this analysis showed us that the teacher needs to consider that learning involves writing a great effort of the child and that she therefore needs a lot of support, especially during literacy. It is clear, then, that for a school show positive results in literacy is necessary to have a "threesome manager": director / supervisor teaching / pedagogical coordinator, and that these managers understand, guide and assist the teacher in his classroom dynamics classroom, they are not only the cognitive aspects that are at stake, but also the emotional aspects, which can slow or even block the development. If a child has a chance and have the possibility to test it their productivity can be higher than a child who cares, just not to miss. The survey results point to the necessidde training and continued support for this management team in the process of qualifying education. The manager educator must be knowledgeable of the theory of how we teach and how we learn to the success of the student and the teaching practice that advocates and applies.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectAlfabetizaçãopor
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectEducationeng
dc.subjectLiteracyeng
dc.subjectSchool managementeng
dc.titleO papel da gestão no processo de aprendizagem da língua escritapor
dc.title.alternativeThe dificulty the language learningeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Tio Hugo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEste estudo teve como propósito analisar alguns conceitos sobre o tema “aprendizagem da língua escrita e o papel da gestão escolar neste processo”, envolvendo o desenvolvimento das habilidades cognitivas e psicomotoras da criança, sua compreensão sobre a linguagem falada e escrita. Procuramos enfatizar sobre as fases de desenvolvimento da criança segundo Piaget. Investigando como a criança desenvolve a leitura e a escrita, as hipóteses apresentadas e quais práticas pedagógicas que deverão ser desenvolvidas pelo professor para que a criança supere a hipótese em que se encontra e progrida, isto é, desenvolva outra hipótese até escrever alfabeticamente e ortograficamente. Foi discorrido sobre alfabetização e letramento, tendo como conceito básico que alfabetização e letramento vai muito além de aprender códigos da escrita e decodifica-los, constitui compreender o uso social da escrita. A importância que tem ser alfabetizado para o desenvolvimento integral do ser humano e sua inserção na sociedade como um ser ativo e autônomo. Destaca-se aqui a importância do envolvimento dos gestores neste processo, os quais deverão ter em primeiro lugar o pedagógico da escola, pois se um aluno fracassa, toda a escola fracassa com ele. Realizamos uma pesquisa de cunho qualitativo. Para o levantamento de dados utilizamos um questionário que foi respondido por alfabetizadoras de quatro escolas da rede estadual do município de Soledade/RS, as quais chamaremos de escola A, B, C e D. Os resultados desta análise nos mostraram que o professor precisa levar em consideração que a aprendizagem da escrita envolve um grande esforço da criança e que ela, portanto, necessita de muito apoio, principalmente na fase de alfabetização. Percebe-se, então, que para uma escola apresentar resultados positivos na alfabetização é necessário que haja um “trio gestor”: diretor/supervisor de ensino/coordenador pedagógico, e que esses gestores compreendam, orientem e auxiliem o docente na sua dinâmica em sala de aula, pois não são apenas os aspectos cognitivos que estão em jogo, mas também os aspectos emocionais, que podem retardar ou até mesmo bloquear o desenvolvimento. Se uma criança tem uma hipótese e tem possibilidade de testá-la sua produtividade pode ser maior do que numa criança que se preocupa, apenas, em não errar. Os resultados da pesquisa apontam para a necessidde da formação continuada e para isso o apoio da equipe gestora neste processo de qualificar a educação. O gestor educador necessita ser conhecedor da teoria, de como se ensina e como se aprende para o êxito do aluno e da prática pedagógica que defende e aplica.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Show simple item record

Acesso Aberto
Except where otherwise noted, this item's license is described as Acesso Aberto

O Manancial - Repositório Digital da UFSM utiliza a versão 6.3 do software DSpace.
Av. Roraima, 1000. Cidade Universitária "Prof. José Mariano da Rocha Filho".
Bairro Camobi. CEP: 97.105-900. Santa Maria, RS, Brasil.