Sacolas plásticas: como a percepção dos alunos pode apontar os caminho para a conscientização através da educação ambiental
Resumen
A falta de sustentabilidade gerada pelo modo de vida capitalista adotado pelo ser humano tem gerado uma crescente preocupação com o esgotamento de recursos não renováveis e com a destruição de nossos ecossistemas. As sacolas plásticas são uma forma de transporte de produtos nada inofensiva para o meio ambiente, devido o elevado número produzido e sua natureza não biodegradável. Tornando-se imprescindível conscientizar os cidadãos quanto a essa problemática, para que se-jam multiplicadores de seu aprendizado. Este trabalho tem como objetivo analisar a compreensão dos alunos das séries finais do Ensino Fundamental, quanto às ques-tões ambientais relacionadas ao uso de sacolas plásticas, realizando um paralelo entre diferentes realidades econômicas. A pesquisa foi desenvolvida em duas Esco-las de Ensino Fundamental do município de Santa Maria/RS. A população pesquisa-da é composta por alunos da 5ª a 8ª série. A coleta de dados foi realizada através da aplicação de um questionário. A organização das respostas obtidas foi feira através da tabulação dos dados, agrupando-as em um gráfico. A análise dos dados foi constituída de duas etapas: a referente à quantitativa e a análise qualitativa. Foram entrevistados ao todo 138 alunos, entre as duas escolas. O comodismo e a conveni-ência causada pelo uso da sacola plástica são os grandes obstáculos para a mu-dança de hábito. São necessárias ações de conscientização voltadas a Educação Ambiental dos jovens, para que as mudanças possam acontecer.
Colecciones
- Educação Ambiental - EaD [323]
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