Drag Queen: uma potência transgressora
Abstract
A presente dissertação se propõe a pensar a figura da drag queen em outro cenário (no campo da educação) percebendo as infinitas possibilidades para além das artes, (des)construindo o estabelecido entre conteúdo e forma, reinventando novas formas de interação, de saber e conhecimento. O intento de problematização dessas possibilidades se dá por meio desta figura sempre movente, que fabrica sua própria beleza, não sendo tomada como um produto e sim como uma figura, a drag não segue normas, ela cria as suas próprias. O encontro com essa figura atravessada por intensidades que a movimentam, criando interconexões a partir de um corpo em processo em fazer-se arte. O corpo/a figura da drag que protagoniza ações e ao mesmo tempo pensa sobre elas, de modo a criar novas formas de interação entre sujeitos. Para levar ao cabo a pesquisa sobre a drag, utilizou-se aqui da autoetnografia. Para Daniela Versiani (2005), a construção da pesquisa autoetnográfica se dá na autorreflexão do ser sujeito/artista e no que esse experiência, o movimenta, no que o afeta, no que o faz pensar. Ao pensar a figura da drag queen como figura poética inspirei-me no filósofo Friedrich Nietzsche (2011) e no seu conceito de vontade de potência. A isso se soma o conjunto de referências que não apenas influenciam minha prática performativa como também pedagógica, tais como os filmes Priscila, a Rainha do Deserto; To Wong Foo, Thanks for Everything! Julie Newmar; e o documentário Pageant; materiais esses que até hoje me fazem tecer relações e questionamentos como sujeito/drag/professor que sou. Dessa forma, a figura da dag queen convida a pensar o ser sujeito/personagem no cotidiano, na docência e sua prática, podendo ser explorada sob outras configurações.
Collections
The following license files are associated with this item: