Experiências que nos atravessam: tornar-se educadora especial e assumir a profissão
Resumen
Este artigo monográfico versa sobre a experiência de quem fez seu
processo de formação em educação especial numa universidade pública e que,
logo após, assumiu, como profissional, a função de ser professora de educação
especial na rede municipal de educação de um pequeno município que encontra
grandes dificuldades para implementar a política de educação especial proposta
pelo governo federal do Brasil. O objetivo deste trabalho de pesquisa é de refletir
as experiências entre formação e atuação profissional, buscar uma possibilidade
de cuidado de si, ou seja, um cuidado de mim para que possa compreender as
possibilidades e limites da minha profissão e atuação profissional discutir sobre as
construções de experiências e consequentes representações como professor de
educação especial. Neste texto apresento os referenciais teóricos e metodológicos
que orientam essa pesquisa e que podem contribuir para a reflexão sobre os
processos de formação continuada no âmbito educacional que, de forma
generalizada, estão sendo implementados nas redes públicas de educação. Minha
intenção, portanto, é compartilhar o cotidiano de minhas experiências como
educadora especial através do relato de inserção, atuação e eterna busca de
resultados.
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