dc.contributor.advisor | Rocha, Karla Marques da | |
dc.creator | Rocha, Jane Lúcia de Freitas Durso da | |
dc.date.accessioned | 2018-09-28T14:22:15Z | |
dc.date.available | 2018-09-28T14:22:15Z | |
dc.date.issued | 2010-12-20 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/14423 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010. | por |
dc.description.abstract | This article deals with the issue of inclusive education and building knowledge
(reading and writing) for students with cognitive impairment, through the Information
and Communication Technologies (ICTs). Its primary purpose is to reflect on how the
use of blogs helps in the process of reading and writing of students with cognitive
impairment. The blogosphere was the setting chosen to promote such a study,
considering that through her own students develop the creative capacity and begin to
express their communication in the texts produced by them, in a simple and dynamic.
This initiative aims to help reading and writing, especially students with cognitive
impairment so that they do not nullify the activities in the classroom. The
methodology used in this research was based on ethnographic research with
application of a teaching unit previously completed during the second half of 2009.
The fieldwork took place at the Municipal School Ivo Tassis in Governador
Valadares, Minas Gerais, with students from 2 nd AC and 3 nd AC (7th and 8th
grades) with proper monitoring, which allowed developing projects for the issues that
needed further study and that were worked on blogs by the 35 students who
proposed to develop the activity, discussing the questions and needs for solution. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Blogs | por |
dc.subject | Leitura e escrita | por |
dc.subject | Déficit cognitivo | por |
dc.subject | Alunos | por |
dc.subject | Aprendizagem | por |
dc.subject | Reading and writing | eng |
dc.subject | Cognitive disorder | eng |
dc.subject | Students | eng |
dc.subject | Learning | eng |
dc.title | A utilização dos blogs para auxiliar no processo de leitura e escrita de alunos com déficit cognitivo | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Governador Valadares, MG, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente artigo trata do tema educação inclusiva e a construção do saber
(leitura e escrita) de alunos com déficit cognitivo, através das Tecnologias da
Informação e Comunicação (TIC´s). Seu objetivo principal é refletir sobre de que
maneira o uso de blogs auxilia no processo de leitura e escrita de alunos com
déficit cognitivo. A blogosfera foi o ambiente escolhido para se promover tal
estudo, haja vista que através dela os próprios alunos desenvolvem a capacidade
criativa e passam a expressar a sua comunicação nos textos por eles mesmos
elaborados, de forma simples e dinâmica. Essa iniciativa visa auxiliar a leitura e
escrita, principalmente dos alunos que apresentam déficits cognitivos, para que eles
não se anulem das atividades em sala de aula. A metodologia utilizada nesta
pesquisa foi de base etnográfica com aplicação de uma unidade didática
previamente elaborada, durante o segundo semestre do ano de 2009. A pesquisa de
campo ocorreu na Escola Municipal Ivo de Tassis, em Governador Valadares/MG,
com alunos do 2º CA e 3º CA (7ª e 8ª séries) com o devido acompanhamento, o que
possibilitou elaborar projetos para os assuntos que necessitavam de
aprofundamento e que fossem trabalhados em blogs pelos 35 alunos que se
propuseram desenvolver a atividade, discutindo as dúvidas e as necessidades de
solução. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |