A utilização dos blogs para auxiliar no processo de leitura e escrita de alunos com déficit cognitivo
Visualizar/ Abrir
Data
2010-12-20Autor
Rocha, Jane Lúcia de Freitas Durso da
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O presente artigo trata do tema educação inclusiva e a construção do saber
(leitura e escrita) de alunos com déficit cognitivo, através das Tecnologias da
Informação e Comunicação (TIC´s). Seu objetivo principal é refletir sobre de que
maneira o uso de blogs auxilia no processo de leitura e escrita de alunos com
déficit cognitivo. A blogosfera foi o ambiente escolhido para se promover tal
estudo, haja vista que através dela os próprios alunos desenvolvem a capacidade
criativa e passam a expressar a sua comunicação nos textos por eles mesmos
elaborados, de forma simples e dinâmica. Essa iniciativa visa auxiliar a leitura e
escrita, principalmente dos alunos que apresentam déficits cognitivos, para que eles
não se anulem das atividades em sala de aula. A metodologia utilizada nesta
pesquisa foi de base etnográfica com aplicação de uma unidade didática
previamente elaborada, durante o segundo semestre do ano de 2009. A pesquisa de
campo ocorreu na Escola Municipal Ivo de Tassis, em Governador Valadares/MG,
com alunos do 2º CA e 3º CA (7ª e 8ª séries) com o devido acompanhamento, o que
possibilitou elaborar projetos para os assuntos que necessitavam de
aprofundamento e que fossem trabalhados em blogs pelos 35 alunos que se
propuseram desenvolver a atividade, discutindo as dúvidas e as necessidades de
solução.
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: