Oficina de blogs: uma estratégia para auxiliar professores na gestão de planos de ensino e na prática docente
Visualizar/ Abrir
Data
2009-10-01Autor
Roveder, Ângela Balbina Picada
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A necessidade de proporcionar momentos de formação aos professores, visando qualificar suas práticas e a gestão de seus planos de ensino, através do uso das TICs, motivou este estudo que se caracteriza por ser uma pesquisa descritiva, do tipo estudo de caso. Os sujeitos foram vinte e três professores de uma Escola Estadual de Santa Maria-RS. As atividades de formação foram ofertadas através de uma Oficina de Blogs buscando, por meio da exploração e uso desta ferramenta, construir uma prática docente inovadora e oportunizar uma melhor gestão dos conteúdos e planos de ensino dos professores. O questionário foi o instrumento de pesquisa utilizado e os dados foram analisados sob uma abordagem qualitativa. Os resultados apontam que o uso de Blog na educação pode desenvolver uma prática docente mais criativa e voltada para a construção coletiva de conhecimentos em sala de aula, contribui com a formação de professores e o uso de tecnologias e os auxilia na gestão de seus planos de forma flexível e participativa.
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: