O projeto político pedagógico e a gestão escolar democrática
Resumen
Frente às mudanças ocorridas no âmbito educacional, faz-se necessário refletir
sobre os projetos de educação, em especial o Projeto Político Pedagógico (PPP) e a
Gestão Democrática do Ensino Público assegurados como princípios da educação
pública através da Constituição Federal em 1988, os quais demandam uma nova
organização e comprometimento por parte da escola. Neste sentido, esta pesquisa
problematiza a gestão democrática, compreendendo-a do ponto de vista do
envolvimento de todos os segmentos da comunidade escolar na tomada de decisões
para o funcionamento da organização escolar e a partir dessa idéia aborda a
existência política e prática do PPP, como ferramenta de crescimento, de melhoria
no processo ensino-aprendizagem e de construção da autonomia escolar. Diante
deste propósito, a pesquisa realizou-se através de uma investigação bibliográfica e
da pesquisa-ação no cotidiano da Escola Y, situada no município de Fortaleza – CE,
promovendo uma reflexão participativa sobre seu PPP, com o objetivo de obter
respostas de como melhorar o processo ensino-aprendizagem da escola,
reformulando assim, de forma participativa, o seu projeto educacional. Dentre as
relações estabelecidas entre a pesquisa teórica e prática pode-se identificar que o
PPP e a gestão democrática podem significar o direcionamento intencional da ação
educativa rumo a novos objetivos, construídos de forma consciente, integrada e
consensual sobre as normas e atitudes comuns à melhoria do processo de ensinoaprendizagem.
Ao mesmo tempo, este processo significa a construção da autonomia
escolar, no sentido de decidir coletivamente sobre os rumos do seu processo
educativo, tomando como base a realidade dos sujeitos que a constituem.
Colecciones
- Gestão Educacional - EaD [951]
El ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: