Planejamento em equipe: caminho para o sucesso escolar
Resumo
O presente trabalho Planejamento em equipe: um caminho para o sucesso escolar,
expressa a preocupação e a necessidade de planejar em equipe, com a participação
de todos os envolvidos no processo educativo. Este estudo objetivou definir os
limites e as possibilidades de um planejamento constante e reflexivo por parte dos
professores, dentro de um processo contínuo, permanente e flexível pautado por
uma visão dialógica, crítica, consciente e coletiva. A finalidade é a de contribuir para
a melhoria das práticas pedagógicas no contexto escolar. A monografia está
organizada em capítulos, inicialmente apresenta-se a introdução e após a revisão de
literatura. Nesta aborda-se os conceitos de planejamento, seu significado no
processo de ensino aprendizagem e a importância de profissionais qualificados para
a construção de um projeto participativo e coletivo no contexto escolar. Também,
uma reflexão sobre a ação da comunidade escolar na dinamização e qualificação da
prática pedagógica dos professores e da escola. Posteriormente apresenta-se a
metodologia utilizada para alcançar os objetivos propostos. Para isso, escolheu-se a
pesquisa descritiva, do tipo estudo de caso, realizando entrevistas com oito
educadores das Séries Iniciais e cinco gestores do Ensino Fundamental das escolas
municipais de Constantina/RS-Brasil. Na análise dos resultados, entrelaçaram-se as
falas dos entrevistados com o aporte teórico. Por fim, apresenta-se a conclusão e os
referenciais pesquisados. Conclui-se que a preocupação com a melhoria da
qualidade da Educação visa à necessidade de descentralização e democratização
do planejamento escolar e, consequentemente, a participação deve tornar-se um
conceito nuclear e coletivo no contexto escolar.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: