Inclusão das crianças de seis anos de idade no ensino fundamental
Resumen
Este estudo apresenta os resultados dos estudos da pesquisa realizada acerca da
inclusão das crianças de seis anos de idade no ensino fundamental. O objetivo é compreender
e refletir como as crianças de seis anos de idade estão sendo inseridas no Ensino
Fundamental da rede municipal de Ensino de Ibirapuitã, localizado na região norte do Estado
do Rio Grande do Sul. A metodologia de investigação baseou-se em uma abordagem
qualitativa que utilizou como método a observação, tendo como instrumentos de coleta de
dados relatório das atividades realizadas diariamente, discussão com os professores das
séries, debate sobre os conteúdos trabalhados, durante o período de 2007 a 2009. O
referencial teórico pautou-se nos estudos de autores que pesquisam sobre este assunto. Os
resultados encontrados nas discussões e observações com os professores que trabalham com
as séries em questão precisam de uma formação continuada para que compreendam a
importância da relação aluno, professor e o entendimento desses professores com esta faixa
etária que precisa ser vista com um “olhar” diferente para que a transição da Educação
Infantil para o Ensino Fundamental aconteça naturalmente e que o lúdico e a emoção sejam
levadas em conta e compreendidas pelo professor como essencial para o sucesso da vida
escolar. É preciso que as políticas a cerca da educação sejam repensadas criando estratégias
possibilitadoras de acesso, permanência e qualidade de ensino.
Colecciones
- Gestão Educacional - EaD [951]
El ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: