Práticas pedagógicas em educação especial: articulação pedagógica para a formação inicial
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2017-08-28Metadatos
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A partir da publicação da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (BRASIL, 2008), os alunos com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação passaram a frequentar a escola regular, cabendo aos sistemas de ensino a oferta e organização dos serviços da Educação Especial. A presença deste aluno no ensino comum lança grandes desafios às práticas pedagógicas. Dessa forma, o ensino colaborativo, o trabalho docente articulado e outras formas de articulação, têm se tornado meios promissores para a efetivação de práticas pedagógicas articuladas entre os professores da Educação Especial e da Educação Regular. A problematização acerca das ações do ensino colaborativo no âmbito do PIBID/Educação Especial propõe discussões quanto à formação inicial em Educação Especial. Desta forma, esta dissertação teve o objetivo de analisar os efeitos da articulação pedagógica para formação inicial dos egressos do curso de Licenciatura em Educação Especial que participaram do PIBID/Educação Especial da Universidade Federal de Santa Maria. Com a intenção de investigar como ocorreu o processo formativo dos profissionais da área da Educação Especial abordamos os elementos históricos e políticos que circundam a história da Educação Especial e o processo formativo em Educação Especial. A presente pesquisa se insere numa abordagem qualitativa de investigação. A entrevista semiestruturada foi escolhida como técnica de produção dos dados e o processo analítico deu-se com base na análise de conteúdo de Bardin (2011). Os resultados tecem sobre as contribuições das ações do ensino colaborativo no âmbito do PIBID/Educação Especial para o enriquecimento da formação inicial e da reflexão sobre a prática pedagógica colaborativa no campo de atuação. A partir dos resultados encontrados identificamos que a resistência inicial em dividir a sala de aula com um estagiário menos experiente é um dos pontos negativos que contribuem para que as ações articuladas não aconteçam. A falta de tempo para o planejamento também acaba prejudicando este processo.
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