Inclusão e Educação Física Escolar: do direito à oportunidade
Resumen
Uma Educação Inclusiva e de qualidade é com certeza um dos desejos de nossa sociedade, mas sabemos
que esta mesma sociedade é quem discrimina as pessoas que apresentam alguma necessidade especial. O maior
desafio da educação é promover ações que transformem a idéia preconceituosa já instalada, buscando mudar este
quadro. E sendo a Educação Física um espaço pedagógico onde a Educação Inclusiva deve ser praticada, agora
com o olhar da nova Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional, deverá ser oferecida de acordo com as
necessidades do aluno seja ele deficiente ou não, o que acarretará um olhar de forma mais sensível para com o
mesmo. A partir desta nova realidade apresenta-se este artigo, com a finalidade de se obter através do mesmo
uma análise e discussões envolvendo o tema já referido. Como recurso metodológico para este estudo, foi
realizado uma pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo, e, para tanto retoma enquanto revisão de literatura, a
Legislação Educacional Brasileira, destacando as Constituições do Brasil e a Lei de Diretrizes e Bases da
Educação Nacional.Analisando as reflexões, observou-se que a Educação Inclusiva é um fato que não se pode
fugir então cabe a escola criar estratégias para incluir os alunos com necessidades educativas especiais no ensino
regular, como previsto em lei, reconhecendo as necessidades individuais, tratando o aluno como um ser único.
Colecciones
- Educação Física Escolar [200]