Competências e comportamentos pró-universidade verde dos servidores em uma instituição federal de ensino superior
Resumo
Este trabalho teve como objetivo analisar os comportamentos e competências dos servidores de uma instituição federal de ensino superior. O trabalho faz uma revisão sobre os temas sustentabilidade e desenvolvimento sustentável, sustentabilidade na gestão pública, universidade verde e comportamentos e competências. Foi feito um estudo qualitativo e quantitativo (pesquisa documental para identificar como a sustentabilidade é tratada nos documentos da instituição; método survey com questionário aplicado aos servidores com base em uma amostragem não-probabilística por conveniência). Ao todo, a instituição tem 4.729 servidores; 549 responderam ao questionário e, destes, apenas 481 foram úteis à pesquisa. Os achados revelam que a instituição possui um Plano de Gestão de Logística Sustentável, o qual contempla diretrizes da sustentabilidade, e que promove cursos de capacitação voltados para a educação ambiental e sustentabilidade. As competências que mais contribuem para a construção de uma universidade verde foram identificadas como: Penso de forma prospectiva; Aproveito as oportunidades econômicas para melhorar a subsistência e a qualidade de vida; Penso de forma criativa e crítica; Tenho sempre o objetivo de seguir aprendendo; Busco uma aprendizagem colaborativa; Sou simpático/solidário/sei me colocar no lugar do outro; Motivo-me e aos demais; Busco a paz no mundo. Os comportamentos que mais contribuem para a construção de uma Universidade Verde, segundo a pesquisa, são: Apago a luz quando saio de ambientes vazios; Evito desperdício de energia; Economizo água quando possível; Evito desperdício dos recursos naturais; Quando não encontro uma lixeira por perto, guardo o resíduo para descartar no local adequado; Evito o desperdício de alimentos; Colaboro com a preservação da cidade onde vivo. Com a identificação dos comportamentos e competências dos servidores, a instituição poderá desenvolver estratégias de oportunidades para que se possa construir uma Universidade Verde. Os achados revelam à instituição que as competências e comportamentos para a sustentabilidade estão mais voltados para o âmbito individual. É necessário, com isso, que a universidade desenvolva estratégias e ações a fim de promover o coletivo. De forma institucional, a universidade pode promover e incentivar cursos de capacitação sobre educação e gestão sustentável, editais de fomento que valorizem ações e projetos interdisciplinares voltados para a sustentabilidade e a estruturação de um setor que administre as questões ambientais a nível estratégico.
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