Diretrizes para as atividades em realidade aumentada: a descoberta das cores e das formas geométricas
Abstract
A Realidade Aumentada proporciona técnicas inovadoras e prazerosas de interação. Quando unida ao aprendizado permite uma ludicidade que favorece e estimula a atenção e o interesse das crianças. A interação humano-computador é a teoria geral que atenua o ser humano como sendo o centro do processo da comunicação. Em vista disso, este trabalho apresenta diretrizes para as atividades realizadas através da Realidade Aumentada, com computadores de mesa, câmera e marcadores, considerando o público alvo, as crianças. A descoberta das cores e das formas geométricas é realizada a partir da proposta de um software, através de um ambiente de aprendizado, o qual evidencia a ludicidade e proporciona experiências cognitivas às crianças. Para tanto, aplicou-se os conceitos de ergonomia, usabilidade e design para nortear esta pesquisa, em relação ao bem estar e o conforto do público alvo, que possuem de três a seis anos de idade. Como resultado, obtiveram-se quinze diretrizes que englobam todos os aspectos importantes para a realização da interação de modo satisfatório, e a aplicação de um software, com uma interface voltada para a atividade lúdica, a qual testa, ilustra e enfatiza as orientações encontradas. A coleta de dados realizada através dos testes com o ambiente ideal proposto, e os questionários aplicados ao público alvo, comprovam que as diretrizes são eficazes para as atividades em Realidade Aumentada.
Collections
The following license files are associated with this item: