O diálogo com o cético moral na fundamentação da ética discursiva de Jürgen Habermas
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2017-09-25Metadatos
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O presente trabalho tem por objetivo dissertar sobre o diálogo estabelecido entre o filósofo
Jürgen Habermas e o argumento cético moral durante a fundamentação da Ética do Discurso.
Habermas, juntamente com Karl-Otto Apel, desenvolve uma teoria moral “pós-kantiana”
fundada sob a reconstrução de pressupostos universais inegáveis para qualquer interação. Tal
proposta parte de conteúdos encontrados já no cotidiano dos indivíduos, conteúdos estes que
são levados a um Discurso prático buscando o assentimento de todos em sentido universal. Por
desenvolver-se como uma moral cognitivista, deontológica, formalista e universalista, a teoria
da ética discursiva enfrenta críticas como a da impossibilidade de fundamentar normas morais
validas. Contudo, Habermas desenvolve uma teoria que é baseada em um ponto de vista moral,
o qual garante a imparcialidade do julgamento de normas morais e, ao mesmo tempo, assegura
a universalidade por meio do Princípio de Universalização. Esta construção busca superar a
abstração da historicidade, característica das éticas procedimentais, considerando as
consequências de sua aplicação ainda na fundamentação.
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