A formação de professores na proposta de educação inclusiva
View/ Open
Date
2010-12Author
Coutinho, Sílvia Regina Figueiredo Santos
Metadata
Show full item recordAbstract
A inclusão de alunos com necessidades especiais na rede regular de ensino é
uma realidade. E para trabalhar com a diversidade humana, é necessário que os
professores sejam capacitados, profissionais conscientes, inovadores, capazes de
trabalhar e respeitar as diferenças na sala de aula. Sabemos que durante décadas,
a formação de professores esteve voltada para a homogeneidade, mas com a
expansão da rede de ensino, facilitou o acesso de educandos com diversas
realidades culturais, sociais, ritmos de aprendizagens, fator que tem causado
inquietação e reflexão crítica sobre a postura docente na prática da educação
inclusiva. E para fazer valer a legislação em vigor, proporcionando a todos uma
educação de qualidade, o professor deve aperfeiçoar seus conhecimentos com
formação continuada, e a partir daí ter ferramentas necessárias para compreender a
realidade em que vivem seus alunos.