Os recursos tecnológicos no atendimento educacional especializado para aluno surdo
Resumo
A presente pesquisa refere-se a uma das questões mais discutidas atualmente na
área de educação: A inclusão do surdo no ensino regular. Percebe-se que na caminhada de
uma educação para todos e sem exclusão, é fundamental que o professor tenha seu papel
definido para que assim esteja consciente de suas práticas pedagógicas. Busca-se, neste
trabalho, compreender como facilitar a inclusão de alunos surdos no sistema regular de
ensino. Para que ocorra esta inclusão, de fato, é necessário que tenha comunicação,
organização de conteúdo metodológico, valores psico-sociais e culturais. A questão da
inclusão dos surdos em uma Escola Inclusiva mostra uma idéia de Escola Igualitária, para
isso é necessário rever as práticas pedagógicas, ou seja, os profissionais precisam trabalhar
em conjunto para a aquisição de conhecimento do aluno com surdez. Este trabalho teve
como objetivo observar como vem sendo utilizado os recursos da informática para os alunos
com surdez, considerando a necessidade também de um estudo de caso da aluna
pesquisada através de atividades na sala de recurso multifuncional no Atendimento
Educacional Especializado (AEE) para a evolução do seu conhecimento. Portanto, torna-se
relevante os estudos sobre os processos relacionados à educação do aluno surdo que,
através da tecnologia e da pedagogia contextualizada gera independência na pesquisa,
forma e transforma conhecimentos, melhora a aprendizagem escolar e vivência social.
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