Atividades didáticas de física mediadas por hipermídia: potencialidades para o desenvolvimento da flexibilidade cognitiva
Fecha
2017-08-22Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
O objetivo principal desta pesquisa consistiu em investigar em que medida a estruturação de atividades
didáticas de Física baseadas nos pressupostos da Teoria da Flexibilidade Cognitiva e mediadas por
hipermídia contribui para potencializar a realização de travessias temáticas por estudantes do ensino
médio. Utilizamos como concepção de pesquisa a investigação-ação, na qual são desenvolvidos ciclos
caracterizados pelos momentos de planejamento, ação, observação e reflexão. Nesse sentido, o
momento de planejamento da investigação-ação consistiu na elaboração de atividades didáticas de
Física estruturadas com base nos pressupostos da Teoria da Flexibilidade Cognitiva. As referidas
atividades foram mediadas tecnologicamente por recursos educacionais hipermídia e abordaram os
conhecimentos físicos associados a temática energia elétrica nas residências. Nos momentos de ação
e observação da investigação-ação, essas atividades didáticas foram implementadas com estudantes
de terceira série do ensino médio de uma escola da rede pública estadual, localizada na cidade de
Santa Maria – RS. Por fim, no momento de reflexão, avaliamos as atividades didáticas implementadas
através da análise da resolução dos estudantes às atividades, com foco em conformidade com o
objetivo principal da pesquisa. Os resultados obtidos nos permitiram concluir que a estruturação das
atividades didáticas de Física, baseadas nos pressupostos da Teoria da Flexibilidade Cognitiva e
mediadas por hipermídia, contribuiu para potencializar a realização das travessias temáticas pelos
estudantes, essencial para o desenvolvimento da flexibilidade cognitiva. Isso porque essa estruturação
possibilitou a eles desenvolverem adequadamente os aspectos fundamentais dessas travessias,
associados a desconstrução e reconstrução de conceitos: análise de mini casos e casos a partir dos
temas de análise conceitual associados; e travessia em mini casos para compreender como um
determinado tema se aplica em casos e mini casos distintos.
El ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: