Mostrar registro simples

dc.creatorDebus, Ionice da Silva
dc.date.accessioned2018-10-18T20:12:44Z
dc.date.available2018-10-18T20:12:44Z
dc.date.issued2017-09-05
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14599
dc.description.abstractThis thesis is part of the Training, Knowledge and Professional Development Teacher Line of the Post-Graduate Program in Education of the Federal University of Santa Maria, RS. This research started from the research problem about the specific knowledge and practices of the teacher training required for the teacher who graduated from the bachelor 's degrees who also worked in the baccalaureate courses. To do this, we seek to investigate and understand the imaginary about the specific knowledge and practices of the teacher training necessary for the teacher who graduated from the baccalaureate courses, to understand the imaginary significations of the teacher teacher about the formation of the future teacher; investigate and reflect on the imagery of the professors of the last degrees created at the Federal University of Santa Maria in relation to being a teacher. To do so, composing a qualitative research were heard six professors (two of each course), of the last degree courses created at the Federal University of Santa Maria, namely, Dance Degree, Social Sciences Degree and Theater Licenciatura. Thus, through the biographical method, from the oral narratives of the formative processes of these teachers and the analysis of the official documents that govern the courses were constructed the data. With the analysis we could understand that, from the imaginary and the sensitive-creative knowledge, the teacher who graduates from the degrees can ally to the various curricular components, the issues related to the human, the development of empathy skills, the exercise of looking and place of the other, for a collaborative work, interconnecting the most diverse knowledge that already make up the being a teacher. key words: Teacher training. University teaching. Professional teacher development. Social imaginary. Bachelor's degrees.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectFormação docentepor
dc.subjectDocência universitáriapor
dc.subjectDesenvolvimento profissional docentepor
dc.subjectImaginário socialpor
dc.subjectLicenciaturaspor
dc.subjectTeacher trainingeng
dc.subjectUniversity teachingeng
dc.subjectProfessional teacher developmenteng
dc.subjectSocial imaginaryeng
dc.subjectBachelor's degreeseng
dc.titleImaginários, saberes e fazeres no ensino superior: processos formativos do formador de professorespor
dc.title.alternativeImaginaries, knowledge and achievements in higher education: formative processes of the teacher trainereng
dc.typeTesepor
dc.description.resumoEsta tese se insere na Linha Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, RS. Esta investigação partiu da problemática de pesquisa acerca dos saberes e fazeres específicos da formação docente necessários para o professor formador das licenciaturas que tem atuado também nos cursos de bacharelado. Para tal, buscamos investigar e compreender o imaginário acerca dos saberes e fazeres específicos da formação docente necessários para o professor formador das licenciaturas que tem atuado também nos cursos de bacharelado, compreender as significações imaginárias do professor formador acerca da formação do futuro professor; investigar e refletir sobre o imaginário dos professores das últimas licenciaturas criadas na Universidade Federal de Santa Maria em relação a ser professor. Para tanto, compondo uma pesquisa qualitativa foram ouvidos seis professores (dois de cada curso), dos últimos cursos de Licenciatura criados na Universidade Federal de Santa Maria, quais sejam, Dança Licenciatura, Ciências Sociais Licenciatura e Teatro Licenciatura. Assim, através do método biográfico, a partir das narrativas orais dos processos formativos destes professores e da análise dos documentos oficiais que regem os cursos foram construídos os dados. Com a análise pudemos entender que, a partir do imaginário e do saber sensível-criativo o professor formador das licenciaturas poderá aliar aos diversos componentes curriculares, as questões ligadas ao humano, no desenvolvimento das habilidades de empatia, no exercício de olhar e se colocar no lugar do outro, para um trabalho colaborativo, interligando os mais diversos saberes que já compõem o ser professor.por
dc.contributor.advisor1Oliveira, Valeska Maria Fortes de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3628223248832085por
dc.contributor.referee1Zanella, Andrisa Kemel
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0179070058662351por
dc.contributor.referee2Brancher, Vantoir Roberto
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3260077562370842por
dc.contributor.referee3Veiga, Adriana Moreira da Rocha
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9245252793422468por
dc.contributor.referee4Lima, Graziela Escandiel de
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/2375135868191425por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9965918720864769por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International