Imaginários, saberes e fazeres no ensino superior: processos formativos do formador de professores
Resumo
Esta tese se insere na Linha Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, RS. Esta investigação partiu da problemática de pesquisa acerca dos saberes e fazeres específicos da formação docente necessários para o professor formador das licenciaturas que tem atuado também nos cursos de bacharelado. Para tal, buscamos investigar e compreender o imaginário acerca dos saberes e fazeres específicos da formação docente necessários para o professor formador das licenciaturas que tem atuado também nos cursos de bacharelado, compreender as significações imaginárias do professor formador acerca da formação do futuro professor; investigar e refletir sobre o imaginário dos professores das últimas licenciaturas criadas na Universidade Federal de Santa Maria em relação a ser professor. Para tanto, compondo uma pesquisa qualitativa foram ouvidos seis professores (dois de cada curso), dos últimos cursos de Licenciatura criados na Universidade Federal de Santa Maria, quais sejam, Dança Licenciatura, Ciências Sociais Licenciatura e Teatro Licenciatura. Assim, através do método biográfico, a partir das narrativas orais dos processos formativos destes professores e da análise dos documentos oficiais que regem os cursos foram construídos os dados. Com a análise pudemos entender que, a partir do imaginário e do saber sensível-criativo o professor formador das licenciaturas poderá aliar aos diversos componentes curriculares, as questões ligadas ao humano, no desenvolvimento das habilidades de empatia, no exercício de olhar e se colocar no lugar do outro, para um trabalho colaborativo, interligando os mais diversos saberes que já compõem o ser professor.
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