Endomarketing como ferramenta de gestão da qualidade na Secretaria de Saúde em um município da região norte do RS
Abstract
Este trabalho tem por objetivo, identificar ações de endomarketing e como estas podem
ser benéficas para a Secretaria de Saúde de um município da região norte do Rio
Grande do Sul, com ênfase na satisfação do trabalho de seus funcionários e também
com o comprometimento destes com a Secretaria e com a população. Sendo o
endomarketing uma ferramenta do marketing a secretaria poderá atingir uma gestão
mais eficaz em desempenhar os serviços prestados a população, através de servidores
públicos mais motivados e com um clima organizacional mais propicio para o bom
desempenho de seus serviços.
Inicialmente se fez pesquisa em bibliografias de diversos autores, com posterior estudo
de caso para atingir os objetivos traçados. Na pesquisa bibliográfica foi apresentada
revisão literária e afirmações de autores sobre o tema elaborado. Na pesquisa junto à
instituição pública, foram aplicados questionários com os funcionários, a fim de
conhecer o ambiente de trabalho que laboram, as perspectivas, necessidades e
deficiências encontradas pelos entrevistados, assim como a realização de entrevista
com a secretária de saúde. Depois de recolhidos os questionários, os dados foram
tabulados e analisados.
No último capitulo são apresentados os resultados da pesquisa, onde foi constatado
que as pessoas desta instituição possuem um bom ambiente de trabalho, tanto por
parte de colegas como de superiores, além de possuir pequenos programas de
endomarketing, porem, como estas ações voltadas para dentro da empresa são
necessárias para conseguir resultados ainda mais satisfatórios, pode-se melhorar ou
então abranger outras ações de endomarketing.
Collections
- Gestão Pública - EaD [365]
The following license files are associated with this item: