dc.contributor.advisor | Noguera, Jorge Orlando Cuéllar | |
dc.creator | Rosa, Elaine Isabel Souza da | |
dc.date.accessioned | 2018-10-22T14:27:30Z | |
dc.date.available | 2018-10-22T14:27:30Z | |
dc.date.issued | 2012-01-13 | |
dc.date.submitted | 2012 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/14621 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Curso de Especialização em Educação Ambiental, RS, 2012. | por |
dc.description.abstract | This monograph is a short case study, the result of a pedagogical activity in the area of
Sociology and Philosophy, entitled: building and rebuilding actions and interventions in
socio-environmental structure through Environmental Education, by an interdisciplinary test,
developed at the State Institute Padre Caetano, Santa Maria - RS, with high school students,
from a methodology that includes actions, therefore, more dynamic and interactive, involving
the essence of philosophy and sociology, which can be summarized to reflect the social force.
Students were challenged to look and see the social characteristics that are part of our daily
life and identify possible solutions to mitigate or resolve the problems and social and political
factors that affect the relations established in the field of utilization of productive resources,
food and economic. The work began with a survey of students about the disciplines of
sociology and philosophy, seeking to know which concepts worked, after students watched a
video about the consumption and an assessment made in pairs, highlighting key social
characteristics presented in the film. Then, we get reports in the media communications,
enhancing these from the media, the features detected. The next moment, students enjoyed a
music video containing the song: “I Just Ask God” to search for taking advantage of what
songs talk about the characteristics or that best portrays this reality. The next moment,
students assemble a panel with reports showing the causes and consequences of the
characteristics of modern society. And finally, the students were challenged to answer the
following question: What is the role of the individual entered into the social environment?
The answer to this activity was presented in the form of an artistic activity, panel, video or
theater. It was noticed that the students have superficial notions about the current social
problems and results in the daily lives of individuals, proposing actions to mitigate or eliminate. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação ambiental | por |
dc.subject | Sociologia | por |
dc.subject | Filosofia | por |
dc.subject | Ensino médio | por |
dc.subject | Environmental education | eng |
dc.subject | Sociology | eng |
dc.subject | Philosophy | eng |
dc.subject | School | eng |
dc.title | A percepção de alunos do ensino médio sobre a realidade sócioambiental: estudo de caso no Instituto Estadual Padre Caetano, Santa Maria – RS | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Ambiental | por |
dc.description.resumo | A presente Monografia é um breve estudo de caso, resultado de uma atividade
pedagógica na área de Sociologia e Filosofia, intitulada: construindo e reconstruindo ações e
intervenções numa estrutura sócioambiental através da Educação Ambiental, mediante a um
ensaio interdisciplinar, desenvolvido no Instituto Estadual Padre Caetano, Santa Maria – RS,
com os alunos do Ensino Médio, a partir de uma metodologia que engloba ações, portanto,
mais dinâmica e interativa, envolvendo a essência da Filosofia e da Sociologia, que podemos
resumir em refletir os aspectos sociais vigentes. Os alunos foram desafiados a olhar e ver as
características sociais que fazem parte do nosso cotidiano e identificar possíveis soluções para
amenizar e ou resolver os problemas sociais e políticos que afetam as relações que se
estabelecem no campo da utilização dos recursos produtivos, alimentares e econômicos. O
trabalho iniciou com uma pesquisa com os alunos sobre as disciplinas de Sociologia e
Filosofia, buscando conhecer quais os conceitos trabalhados, logo após os alunos assistiram
um vídeo sobre o consumo e fizeram uma apreciação em duplas, destacando as principais
características sociais apresentadas no filme. Em seguida, foram buscar reportagens nos meios
de comunicações, reforçando, a partir destes veículos de comunicação, as características
detectadas. No próximo momento, os alunos apreciaram um clipe musical contendo a música:
Eu só peço a Deus, aproveitando para pesquisar quais músicas falam sobre essas
características ou que melhor retrata tal realidade. No próximo momento, os alunos montam
um painel com reportagens, mostrando as causas e as consequências das características da
sociedade atual. E, finalizando, os alunos foram desafiados a responder a seguinte questão:
Qual é o papel do indivíduo inserido no meio social? A resposta a esta atividade foi
apresentada sob forma de uma atividade artística, painel, vídeo ou teatro. Percebeu-se que os
alunos possuem noções superficiais sobre os problemas sociais vigentes e seus resultados no
cotidiano dos indivíduos, propondo ações para amenizar ou erradicar tais problemas,
refletindo suas percepções. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Rurais | por |