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dc.contributor.advisorNoguera, Jorge Orlando Cuéllar
dc.creatorRosa, Elaine Isabel Souza da
dc.date.accessioned2018-10-22T14:27:30Z
dc.date.available2018-10-22T14:27:30Z
dc.date.issued2012-01-13
dc.date.submitted2012
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14621
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Curso de Especialização em Educação Ambiental, RS, 2012.por
dc.description.abstractThis monograph is a short case study, the result of a pedagogical activity in the area of Sociology and Philosophy, entitled: building and rebuilding actions and interventions in socio-environmental structure through Environmental Education, by an interdisciplinary test, developed at the State Institute Padre Caetano, Santa Maria - RS, with high school students, from a methodology that includes actions, therefore, more dynamic and interactive, involving the essence of philosophy and sociology, which can be summarized to reflect the social force. Students were challenged to look and see the social characteristics that are part of our daily life and identify possible solutions to mitigate or resolve the problems and social and political factors that affect the relations established in the field of utilization of productive resources, food and economic. The work began with a survey of students about the disciplines of sociology and philosophy, seeking to know which concepts worked, after students watched a video about the consumption and an assessment made in pairs, highlighting key social characteristics presented in the film. Then, we get reports in the media communications, enhancing these from the media, the features detected. The next moment, students enjoyed a music video containing the song: “I Just Ask God” to search for taking advantage of what songs talk about the characteristics or that best portrays this reality. The next moment, students assemble a panel with reports showing the causes and consequences of the characteristics of modern society. And finally, the students were challenged to answer the following question: What is the role of the individual entered into the social environment? The answer to this activity was presented in the form of an artistic activity, panel, video or theater. It was noticed that the students have superficial notions about the current social problems and results in the daily lives of individuals, proposing actions to mitigate or eliminate.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectSociologiapor
dc.subjectFilosofiapor
dc.subjectEnsino médiopor
dc.subjectEnvironmental educationeng
dc.subjectSociologyeng
dc.subjectPhilosophyeng
dc.subjectSchooleng
dc.titleA percepção de alunos do ensino médio sobre a realidade sócioambiental: estudo de caso no Instituto Estadual Padre Caetano, Santa Maria – RSpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Ambientalpor
dc.description.resumoA presente Monografia é um breve estudo de caso, resultado de uma atividade pedagógica na área de Sociologia e Filosofia, intitulada: construindo e reconstruindo ações e intervenções numa estrutura sócioambiental através da Educação Ambiental, mediante a um ensaio interdisciplinar, desenvolvido no Instituto Estadual Padre Caetano, Santa Maria – RS, com os alunos do Ensino Médio, a partir de uma metodologia que engloba ações, portanto, mais dinâmica e interativa, envolvendo a essência da Filosofia e da Sociologia, que podemos resumir em refletir os aspectos sociais vigentes. Os alunos foram desafiados a olhar e ver as características sociais que fazem parte do nosso cotidiano e identificar possíveis soluções para amenizar e ou resolver os problemas sociais e políticos que afetam as relações que se estabelecem no campo da utilização dos recursos produtivos, alimentares e econômicos. O trabalho iniciou com uma pesquisa com os alunos sobre as disciplinas de Sociologia e Filosofia, buscando conhecer quais os conceitos trabalhados, logo após os alunos assistiram um vídeo sobre o consumo e fizeram uma apreciação em duplas, destacando as principais características sociais apresentadas no filme. Em seguida, foram buscar reportagens nos meios de comunicações, reforçando, a partir destes veículos de comunicação, as características detectadas. No próximo momento, os alunos apreciaram um clipe musical contendo a música: Eu só peço a Deus, aproveitando para pesquisar quais músicas falam sobre essas características ou que melhor retrata tal realidade. No próximo momento, os alunos montam um painel com reportagens, mostrando as causas e as consequências das características da sociedade atual. E, finalizando, os alunos foram desafiados a responder a seguinte questão: Qual é o papel do indivíduo inserido no meio social? A resposta a esta atividade foi apresentada sob forma de uma atividade artística, painel, vídeo ou teatro. Percebeu-se que os alunos possuem noções superficiais sobre os problemas sociais vigentes e seus resultados no cotidiano dos indivíduos, propondo ações para amenizar ou erradicar tais problemas, refletindo suas percepções.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Ruraispor


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  • Educação Ambiental [190]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Ambiental

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