A percepção de alunos do ensino médio sobre a realidade sócioambiental: estudo de caso no Instituto Estadual Padre Caetano, Santa Maria – RS

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Data
2012-01-13Autor
Rosa, Elaine Isabel Souza da
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A presente Monografia é um breve estudo de caso, resultado de uma atividade
pedagógica na área de Sociologia e Filosofia, intitulada: construindo e reconstruindo ações e
intervenções numa estrutura sócioambiental através da Educação Ambiental, mediante a um
ensaio interdisciplinar, desenvolvido no Instituto Estadual Padre Caetano, Santa Maria – RS,
com os alunos do Ensino Médio, a partir de uma metodologia que engloba ações, portanto,
mais dinâmica e interativa, envolvendo a essência da Filosofia e da Sociologia, que podemos
resumir em refletir os aspectos sociais vigentes. Os alunos foram desafiados a olhar e ver as
características sociais que fazem parte do nosso cotidiano e identificar possíveis soluções para
amenizar e ou resolver os problemas sociais e políticos que afetam as relações que se
estabelecem no campo da utilização dos recursos produtivos, alimentares e econômicos. O
trabalho iniciou com uma pesquisa com os alunos sobre as disciplinas de Sociologia e
Filosofia, buscando conhecer quais os conceitos trabalhados, logo após os alunos assistiram
um vídeo sobre o consumo e fizeram uma apreciação em duplas, destacando as principais
características sociais apresentadas no filme. Em seguida, foram buscar reportagens nos meios
de comunicações, reforçando, a partir destes veículos de comunicação, as características
detectadas. No próximo momento, os alunos apreciaram um clipe musical contendo a música:
Eu só peço a Deus, aproveitando para pesquisar quais músicas falam sobre essas
características ou que melhor retrata tal realidade. No próximo momento, os alunos montam
um painel com reportagens, mostrando as causas e as consequências das características da
sociedade atual. E, finalizando, os alunos foram desafiados a responder a seguinte questão:
Qual é o papel do indivíduo inserido no meio social? A resposta a esta atividade foi
apresentada sob forma de uma atividade artística, painel, vídeo ou teatro. Percebeu-se que os
alunos possuem noções superficiais sobre os problemas sociais vigentes e seus resultados no
cotidiano dos indivíduos, propondo ações para amenizar ou erradicar tais problemas,
refletindo suas percepções.
Coleções
- Educação Ambiental [190]
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