Gestão escolar e família: implicações no processo educativo em uma escola municipal de Novo Hamburgo (RS)
Abstract
O presente estudo teve por objetivo analisar a relação gestão escolar e família e suas implicações no processo educativo em uma escola Municipal de Novo Hamburgo (RS). A pesquisa do tipo estudo de caso foi composta por onze colaboradores: três professores e oito pais. Optou-se pela abordagem qualitativa, sendo aplicado questionário com perguntas abertas. Para a interpretação das informações, se utilizou categorização simples, aproximada da análise de conteúdo, sendo destacadas as seguintes categorias: Trabalho de parceria; escolarização dos pais; desempenho escolar dos filhos; papel da família; relação família-escola; gestão escolar; cooperação, escola e sociedade; família e educação e família na escola. Tornou-se necessário conhecer quais as angústias dos pais frente à escola e também quais as angústias dos educadores em relação à atenção da família para com seu filho/aluno. Procurou-se apoio teórico para definir família, democracia, participação e gestão democrática. Observou-se que são diferenciadas as posições quanto ao que os educadores esperam da participação das famílias e quanto ao sentido dessa participação na percepção dos pais. Conclui-se que as famílias necessitam de um maior envolvimento em relação à participação no processo ensino-aprendizagem dos filhos. Já a escola deverá estar mais atenta, preocupando-se com alternativas que favoreçam a participação dos pais. Entre as propostas, encontra-se a realização de projetos elaborados de forma cooperativa, entre família e escola, que apontam para a construção de uma identidade própria para a instituição, em consonância com a sociedade em que está inserida, que, consequentemente, desenvolverá uma educação democrática de qualidade.
Collections
- Gestão Educacional - EaD [951]
The following license files are associated with this item: