Os movimentos de formação docente no projeto orientador de atividade
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2017-08-25Metadatos
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O presente trabalho é vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSM, na linha de pesquisa “LP1 - Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional”. O principal objetivo foi investigar as relações essenciais do movimento de formação docente no projeto Clube de Matemática – na perspectiva da Teoria Histórico-Cultural. O projeto CluMat/UFSM, que iniciou como uma ação de extensão voltada a alunos dos anos iniciais, tem-se constituído como um espaço de formação aos seus participantes. Os pressupostos teóricos que embasaram esta pesquisa pautaram-se pela Teoria Histórico-Cultural (Vigotsky), a Teoria da Atividade (Leontiev) e a Atividade Orientadora de Ensino (Moura). Consoante a isso, a metodologia utilizada é descrita pela estrutura da atividade, na qual se apresenta a necessidade, o motivo, as ações e operações que se constituíram no desenvolvimento da investigação. A produção dos dados deu-se a partir do acompanhamento do trabalho do Clube de Matemática/UFSM no ano de 2015, sendo os sujeitos da pesquisa as acadêmicas de graduação, professoras da educação básica e colaboradoras desse projeto. Os dados são apresentados a partir do que Moura (2002) define como episódios de formação, que constituem as unidades de análise (VYGOTSKY, 1991), que foram balizadas pela teoria que deu base a esta pesquisa. A questão que foi levantada: “Quais a relações essenciais do movimento de formação docente em um projeto?”, desencadeou três unidades de análise – tendo como intuito representar a totalidade do que constitui um projeto orientador de atividade – ou seja: o conhecimento científico, a organização do ensino e a formação humana. A partir desta pesquisa, assevera-se que um projeto orientador de atividade de formação docente quando, pautado na coletividade, prima por: conhecimentos científicos, organização do ensino e relações suficientes para que haja formação humana para além das dimensões do próprio projeto. Destaca-se, portanto, a tese defendida neste trabalho, considerando que os sujeitos, quando agem tendo como referência o trabalho em grupo com características de um coletivo, estão em processo de significação de sua formação a partir das relações essenciais que objetivam suas ações no projeto que se constitui como atividade.
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