Educação inclusiva e políticas públicas: análise da gestão escolar e práticas inclusivas em escolas do município de Santa Maria
Resumen
Este estudo teve como tema central as políticas públicas relacionadas à inclusão
escolar. O objetivo principal foi conhecer as práticas de inclusão realizadas nas
escolas a partir das ações que estão sendo realizadas pelos gestores e educadores
especiais de três escolas públicas do município de Santa Maria (RS). Para tanto,
utilizou-se como estratégia metodológica um estudo de caso, com abordagem
qualitativa. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas. Destaca-se o contexto
histórico da Educação Especial e os estudos sobre as políticas que foram criadas
em prol da educação inclusiva. Os dados de pesquisa são analisados levando-se em
consideração as concepções dos gestores e educadores especiais, bem como as
ações previstas nos projetos pedagógicos. As conclusões centram-se em torno da
gestão democrática como ponto importante para a efetivação da inclusão dos alunos
com necessidades especiais enfatizando a importância do trabalho de todos (escola
e comunidade escolar) para o sucesso educacional das iniciativas.
Colecciones
- Gestão Educacional - EaD [996]
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