Processo formativo de professores: da experiência do clube de matemática a regência de classe
Abstract
Esta pesquisa de dissertação de mestrado situa-se no âmbito dos estudos acerca da formação de professores, desenvolvida em consonância com a linha de pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria. Seu principal objetivo é investigar o processo formativo de professores no Clube de Matemática amparado na perspectiva da Teoria Histórico Cultural. O Clube de Matemática é um espaço de formação onde coletivamente são estudadas, organizadas e desenvolvidas ações referentes ao ensino da Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Para atender a esses objetivos, foram elencadas as seguintes ações investigativas: identificar os principais resultados apontados pelas pesquisas que se referem ao Clube de Matemática na perspectiva Histórico-Cultural, com ênfase na formação de professores; sintetizar a organização do Clube de Matemática da UFSM, por meio dos relatórios do período de 2009 a 2016; identificar momentos do processo formativo considerados significativos por professores que participaram do Clube de Matemática e verificar como o espaço do Clube de Matemática pode contribuir para a formação dos professores. Essas ações foram organizadas em dois momentos: a realização do Estado da Arte das pesquisas sobre o Clube de Matemática no Brasil desenvolvidos a partir da perspectiva da Teoria Histórico-Cultural e a produção de dados com professores que, durante sua formação inicial, desenvolveram ações no Clube de Matemática do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Assim, foi realizado o mapeamento das investigações realizadas no âmbito do Clube de Matemática de três instituições, como também um questionário e uma sessão reflexiva com sujeitos que foram participantes do Clube de Matemática da UFSM. Por fim, estabelecemos alguns entrelaçamentos entre o que apontam esses dois momentos. Os resultados apontam para a construção de uma identidade docente coletiva, bem como a importância de uma sólida proposta teórica metodológica aliada aproximação do futuro professor com situações próximas a prática docente.
Collections
The following license files are associated with this item: