O projeto político pedagógico e as práticas cotidianas na gestão escolar
Abstract
Este trabalho tem como objetivo compreender os limites e possibilidades para que o Projeto Político Pedagógico (PPP) seja um documento norteador das práticas escolares em uma escola da rede municipal de ensino da cidade de Ijuí-RS, entendendo o papel dos gestores na coordenação desse processo e dos demais agentes educativos, numa perspectiva de gestão democrática. O PPP é um dos mecanismos mais relevantes da gestão democrática da escola, mas esse documento acaba assumindo, por vezes, nas escolas públicas de educação básica, um papel apenas burocrático e perde sua verdadeira função. Através das relações entre o PPP, a gestão democrática e o papel dos gestores escolares na construção e elaboração desse importante documento buscou-se conhecer o contexto escolar. Para o desenvolvimento da pesquisa foi utilizada a metodologia qualitativa, assim como dois instrumentos de coleta de dados: a análise documental do PPP e questionário aberto, realizado com pais, professores e diretores da escola, além da revisão teórica sobre o tema. Os dados encontrados demonstram que poucas pessoas dentro da escola tem conhecimento do que é verdadeiramente o PPP da escola. Concluo o trabalho propondo que a direção da escola deve coordenar todo o processo de elaboração do PPP de maneira participativa, respeitando as diferenças e os lugares ocupados por cada membro da comunidade escolar.
Collections
- Gestão Educacional - EaD [951]
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