A gestão democrática da escola: mobilização para o processo eleitoral do conselho escolar triênio de 2017 a 2020
Fecha
2018-06-30Autor
Favarim, Denise Teresinha de Souza
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O presente trabalho pretende buscar respostas ao questionamento feito em relação à participação tão diminuta da comunidade Parobeana quando foi mobilizada para a indicação de nomes para eleger o Conselho Escolar e, posteriormente quando foi efetivado o processo eleitoral. Espera-se descobrir quais as razões para que tivés-semos poucos candidatos, poucos eleitores e a baixa participação da comunidade. Para atingirmos nossos propósitos, optamos pela linha de pesquisa qualitativa, ca-racterizada por ser um estudo de caso, do tipo pesquisa-ação, em que se procura transformar a realidade encontrada. Temos dúvidas se a comunidade conhece as funções do Conselho Escolar, se sabem de sua importância, se conhecem os mem-bros atuais do Conselho e se votaram neste pleito. Os recursos financeiros empre-gados foram mínimos uma vez que os questionários foram enviados via internet aos docentes, funcionários e discentes, coletando suas opiniões. E quanto aos resulta-dos percebemos a necessidade da informação, da conscientização, da responsabili-zação e da ação chegar aos participantes da comunidade, desde o conhecimento sobre quais são as funções que o Conselho Escolar possui para a Gestão Democrá-tica da Escola Pública, o que é a democracia que vivemos e como devemos dela participar, para que efetivamente, no futuro tenhamos uma maior participação e que esta seja consciente.
Colecciones
- Gestão Educacional - EaD [951]
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