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dc.contributor.advisorBandeira, Belkis Souza
dc.creatorMaruri, Luciana Pereira
dc.date.accessioned2018-10-29T14:19:52Z
dc.date.available2018-10-29T14:19:52Z
dc.date.issued2018-06-30
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14702
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2018.por
dc.description.abstractThe so dreamed democratization in to educational institutions encompasses much more than access to education, because it is understood that its implementation requires the participation of society in order to actually build democratic management, through mechanisms that allow access to the taken decision making. Advances can be seen in this journey, however, there are still aspects to be improved, deepened and understood around the theme, with the intent of enlarge spaces for dialogue and consolidation of efforts in the incessant search for an effective democratic management in schools, where those involved understand their complexity and the importance of each in this process. Therefore, the present work addresses the democratic management in its daily practice, limits and possibilities in the Municipal School of Basic Education Professora Marina Vargas, thematic one which aims to highlight the importance of school management from a democratic perspective for a quality education. This study was carried out through descriptive research of a qualitative approach, analyzing the possibilities of implementing mechanisms that make the process of democratization feasible in a teaching institution. The management team, as well as teachers, students and employees of the school in question, collaborated through interviews and questionnaires specifically directed to each segment, thus enabling an analysis of the progress, feasibility, difficulties and perspectives of the implementation of effective democratic management. It is understood that the search for excellence in education is the right of every citizen and duty not only of educational institutions, but of the school community when it appropriates the mechanisms and consciously fights for this right by exercising its citizenship in a participatory, critical and consistent manner.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectParticipaçãopor
dc.subjectEducationeng
dc.subjectEducational managementeng
dc.subjectDemocratic managementeng
dc.subjectSchool managementeng
dc.subjectParticipationeng
dc.titleGestão escolar na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Marina Vargas: realidade, limites e possibilidadespor
dc.title.alternativeSchool managemente in the Municipal School of Elementary Teaching Professora Marina Vargas: reality, limits and possibilitieseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de São Lourenço do Sul, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoA tão sonhada democratização nas instituições de ensino abrange muito mais do que o acesso à educação, pois se entende que sua efetivação requer a participação da sociedade para que de fato se dê a construção da gestão escolar democrática, por meio de mecanismos que permitem acesso as tomadas de decisão. Avanços podem ser vistos nesta caminhada, porém, há ainda aspectos a serem aprimorados, aprofundados e compreendidos em torno do tema, com o intuito de que se ampliem espaços de diálogo e consolidação de esforços na busca incessante por uma gestão democrática efetiva nas escolas, onde os envolvidos compreendam sua complexidade e a importância de cada um neste processo. Assim sendo, o presente trabalho aborda a gestão escolar em sua prática diária, limites e possibilidades na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Marina Vargas, temática esta que visa ressaltar a importância da gestão escolar sob uma perspectiva democrática com vistas a uma educação de qualidade. Este estudo se deu por meio de pesquisa descritiva de abordagem qualitativa, analisando as possibilidades de efetivação de mecanismos que viabilizem o processo de democratização em uma instituição de ensino. A equipe gestora bem como docentes, discentes e funcionários da escola em questão, colaboraram por meio de entrevistas e questionários, direcionados especificamente a cada segmento, possibilitando uma análise sobre os avanços, a viabilidade, as dificuldades e perspectivas da implementação de uma gestão efetivamente democrática. Entende-se que a busca pela excelência na educação é direito de todo cidadão e dever não somente das instituições de ensino, mas da comunidade escolar quando esta se apropria dos mecanismos e luta conscientemente por este direito exercendo sua cidadania de forma participativa, crítica e consistente.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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