dc.contributor.advisor | Bandeira, Belkis Souza | |
dc.creator | Gehrke, Tamires Holz | |
dc.date.accessioned | 2018-10-29T15:40:32Z | |
dc.date.available | 2018-10-29T15:40:32Z | |
dc.date.issued | 2018-06-30 | |
dc.date.submitted | 2018 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/14704 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2018. | por |
dc.description.abstract | This research was developed at the Municipal School of Primary Education Mauricio Cardoso, a mixed-level classroom school located in the interior of the municipality of São Lourenço do Sul, and aims to investigate what space the Pomeranian culture occupies in the daily life of the community and how school management can rescue it, contemplating it in the school routine. In order to do so, it aims to resume aspects of the colonization of São Lourenço do Sul; to know the cultural specificities of the Pomeranians; analyze the school in detail; to investigate about the satisfaction of the families regarding the school management to establish later goals. Thus, a theoretical anchorage is sought in Paro (2006) to discuss School Management, Hall (1997) bringing the meaning of culture, Hammes (2014) to support the colonization of the municipality, as well as peculiarities of Pomeranian culture and details related to school in which the research was developed. This research is a case study of qualitative character, data collection was done through interview, document analysis, questionnaire, in addition to informal conversations with parents or guardians of students, as well as other members of the school community. These resources have contributed to the conclusion that Pomeranian customs are strongly preserved in our municipality, that the decentralization of power and participation of the school community are fundamental to an education that quality, concerned with the growth of students, professionals and the institution as a whole. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Gestão escolar | por |
dc.subject | Cultura | por |
dc.subject | Cultura Pomerana | por |
dc.subject | Escolas multisseriadas | por |
dc.subject | Escola Maurício Cardoso | por |
dc.subject | School management | eng |
dc.subject | Culture | eng |
dc.subject | Pomeranian culture | eng |
dc.subject | Mixed-level classroom Schools | por |
dc.subject | Maurício Cardoso school | eng |
dc.title | A cultura pomerana em foco na gestão de uma escola multisseriada | por |
dc.title.alternative | The pomeran culture a focus on the management of a mixed-level classroom | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de São Lourenço do Sul, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | A presente pesquisa foi desenvolvida na Escola Municipal de Ensino Fundamental Maurício Cardoso, escola multisseriada localizada no interior do município de São Lourenço do Sul, e visa investigar que espaço a cultura Pomerana ocupa na vida cotidiana da comunidade e como a gestão escolar pode resgatá-la, contemplando-a no cotidiano escolar. Para tanto, objetiva-se retomar aspectos da colonização de São Lourenço do Sul; conhecer especificidades culturais dos pomeranos; analisar minuciosamente a escola pesquisada; investigar acerca da satisfação das famílias quanto à gestão escolar para estabelecimento de metas posteriores. Assim, busca-se ancoragem teórica em Paro (2006) para discorrer sobre a Gestão Escolar, Hall (1997) trazendo o significado de cultura, Hammes (2014) para fundamentar a colonização do município, bem como peculiaridades da cultura Pomerana e detalhes relacionados à escola na qual a pesquisa foi desenvolvida. Esta pesquisa trata-se de um Estudo de Caso de cunho qualitativo, a coleta de dados foi feita por meio de entrevista, análise de documentos, questionário, além de conversas informais com pais ou responsáveis pelos alunos, bem como demais integrantes da comunidade escolar. Estes recursos contribuíram para concluir que os costumes Pomeranos são fortemente preservados em nosso município, que a descentralização do poder e participação da comunidade escolar são fundamentais para uma educação que qualidade, preocupada com o crescimento dos alunos, profissionais e da instituição como um todo. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |