A cultura pomerana em foco na gestão de uma escola multisseriada
Resumo
A presente pesquisa foi desenvolvida na Escola Municipal de Ensino Fundamental Maurício Cardoso, escola multisseriada localizada no interior do município de São Lourenço do Sul, e visa investigar que espaço a cultura Pomerana ocupa na vida cotidiana da comunidade e como a gestão escolar pode resgatá-la, contemplando-a no cotidiano escolar. Para tanto, objetiva-se retomar aspectos da colonização de São Lourenço do Sul; conhecer especificidades culturais dos pomeranos; analisar minuciosamente a escola pesquisada; investigar acerca da satisfação das famílias quanto à gestão escolar para estabelecimento de metas posteriores. Assim, busca-se ancoragem teórica em Paro (2006) para discorrer sobre a Gestão Escolar, Hall (1997) trazendo o significado de cultura, Hammes (2014) para fundamentar a colonização do município, bem como peculiaridades da cultura Pomerana e detalhes relacionados à escola na qual a pesquisa foi desenvolvida. Esta pesquisa trata-se de um Estudo de Caso de cunho qualitativo, a coleta de dados foi feita por meio de entrevista, análise de documentos, questionário, além de conversas informais com pais ou responsáveis pelos alunos, bem como demais integrantes da comunidade escolar. Estes recursos contribuíram para concluir que os costumes Pomeranos são fortemente preservados em nosso município, que a descentralização do poder e participação da comunidade escolar são fundamentais para uma educação que qualidade, preocupada com o crescimento dos alunos, profissionais e da instituição como um todo.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]
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