Vigilantes virtuais do meio ambiente: o uso de ferramentas tecnológicas aliadas a educação ambiental
Resumen
Os recursos tecnológicos disponíveis abrem um leque de oportunidades para o processo ensino aprendizagem de forma colaborativa e de inclusão. A educação ambiental por si é inclusiva e desperta o interesse dos envolvidos. O despertar do sentimento pela natureza e com a formação de valores de preservação acontece com mais intensidade na infância. O presente estudo traz pressupostos onde a união das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) com a Educação Ambiental (EA) como componentes curriculares formam interdisciplinaridade, promovendo significado à aprendizagem. O trabalho compreendeu uma pesquisa exploratória de cunho qualitativo, onde foram desenvolvidas atividades pedagógicas com alunos do 2º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais de uma escola pública do município de Sobradinho/RS. O uso dos recursos tecnológicos contribui para a prática de observação, pesquisa, registros, construção de leitura e escrita, enfatiza a formação de leitores críticos da realidade e promotores da valorização do meio ambiente. O processo de alfabetização no Ensino Fundamental Séries Iniciais é dinamizado com a utilização da TIC na construção colaborativa e inclusiva do conhecimento com a criação de vídeos, revista virtual e impressa com temática ambiental.