Investimento em educação e a sua relação com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB: um estudo de São Leopoldo - RS
Abstract
A análise dos investimentos em educação do Município de São Leopoldo – RS tem o intuito
de avaliar os avanços nessa área e também a sua eficiência em relação aos objetivos esperados
e alcançados, e também suas influências nos índices do IDEB entre o período de 2013 a 2017.
Este estudo teve como objetivo analisar os efeitos dos investimentos com educação medido
pelos dados do IDEB entre os anos de 2013 a 2017.Para tanto, foi realizada uma pesquisa
quantitativa com base em dados secundários visando alcançar o objetivo proposto. A pesquisa
foi realizada no site do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul, no portal da
transparência da Prefeitura Municipal de São Leopoldo e também no site do Qedu. Os
resultados indicaram que a qualidade da educação não se restringe apenas aos números, mas
sim com o apoio financeiro, a melhoria e a manutenção da rede física, os materiais didáticos
pedagógicos, especialmente os tecnológicos, o acesso à rede de internet e a melhoria da
gestão educacional e principalmente a formação continuada dos professores.
Collections
The following license files are associated with this item:
Related items
Showing items related by title, author, creator and subject.
-
A concepção do professor de PROEJA quanto às altas habilidades/superdotação
Kahl, Janaí (2011-10-31)Este trabalho consiste no estudo dos principais conceitos e mitos sobre indivíduos com Altas Habilidades, bem como a importância da formação e prática docente na identificação e orientação dos mesmos. Ainda, respaldare ... -
A gestão escolar na educação profissional: um estudo sobre a gestão do Proeja em um instituto federal de educação, ciência e tecnologia do Rio Grande do Sul
Santos, Aline Bosak dos (2013-11-30)O PROEJA propõe a integração entre Educação Básica e Profissional, sendo os estudantes jovens e adultos, seu público. Na Educação Profissional, assim como nas demais esferas, a organização do cotidiano é fundamental e é ... -
Concepções de professores sobre a aprendizagem no PROEJA em uma escola de Santa Maria - RS
Menegazzi, Lecy Mariza Rosa (2011-10-31)O presente estudo objetivou investigar como os professores em suas práticas pedagógicas compreendem aprendizagem dos alunos no ensino profissionalizante no PROEJA do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (CTISM). A ...