Desafios e dificuldades na implementação da gestão democrática
Abstract
Este trabalho propõe uma reflexão sob a ótica dos pais, dos gestores, dos alunos, dos professores e dos funcionários acerca da democracia, tendo como intuito conhecer as estratégias e os desafios para a implementação de uma gestão democrática em duas escolas municipais localizadas na zona urbana no município de Santana do Livramento no ano de 2018. A metodologia usada foi de natureza exploratória e teve uma abordagem qualitativa, usando como instrumento para a coleta de dados entrevistas semiestruturadas. Este estudo pretendeu especificamente analisar o entendimento sobre gestão democrática de todos os membros da comunidade escolar; compreender quais as ações desenvolvidas pelas escolas para conseguir atingir o objetivo de democratização da gestão expresso em lei; identificar as dificuldades encontradas para o alcance desse objetivo e verificar quais as contribuições que este modelo de gestão trouxe para melhorar da qualidade do ensino em cada uma das escolas envolvidas na pesquisa. Para a implementação de uma gestão democrática é necessário que a escola consiga promover a participação e a autonomia da comunidade escolar que se dá através do conselho escolar, da contribuição para a construção do projeto pedagógico da escola, da avaliação da instituição escolar, da eleição dos gestores e da transparência na prestação das contas. A partir do recorte das duas realidades escolares a participação da comunidade é apontada como o principal entrave para a concretização de uma gestão democrática em uma das escolas, mas também precisa ser intensificada em alguns aspectos na outra instituição. Uma escola já conseguiu estabelecer algumas estratégias para desenvolver estes aspectos que envolvem a democracia, a outra ainda não as estabeleceu.
Collections
- Gestão Educacional - EaD [951]
The following license files are associated with this item: