Desenvolvimento de um sistema integrado para implementação de tarefas avaliativas reflexivas e formativas contínuas
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2018-03-19Metadatos
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Neste trabalho, desenvolvemos um sistema para a implementação de atividades avaliativas-reflexivas e/ou atividades avaliativas-formativas (SARF) que foi concebido em uma etapa de pesquisa conduzida no âmbito da Educational Design Research (EDR). Esta concepção de pesquisa — EDR — tem como uma de suas principais características a associação da investigação científica com o encaminhamento efetivo de uma possível solução a um problema específico, ou problemática, do processo de ensino e aprendizagem identificado em um ambiente real. O SARF é constituído por metodologias didáticas e ferramentas computacionais que viabilizam a implementação dessas metodologias na prática. Os aspectos metodológicos do SARF são os seguintes: (a) atividades didáticas baseadas em tarefas, cuja implementação permeia todo o processo de ensino e aprendizagem, são classificadas em duas categorias — atividades avaliativas-formativas (AF) e atividades avaliativas-reflexivas (AR); (b) atividades didáticas em que os alunos produzem resoluções (tarefas) somente se encerram quando os estudantes recebem feedbacks; (c) os feedbacks fornecidos aos estudantes devem ser qualificados — ir além de suas notas/aproveitamentos; e (d) os feedbacks devem ser fornecidos com frequência e o mais rápido possível, de modo que os estudantes possam utilizá-los efetivamente durante o processo de ensino e aprendizagem. Entretanto, implementar na prática atividades didáticas desenvolvidas segundo as especificações anteriores é difícil devido à sobrecarga do professor em relação ao tempo necessário para avaliá-las e fornecer feedbacks qualificados. Nesse sentido, o SARF incorpora ferramentas computacionais adequadas capazes de automatizar total ou parcialmente o trabalho do professor, de modo que o ciclo completo de uma atividade didática — o qual termina quando o aluno recebe um feedback para a tarefa que realizou — seja completado no menor tempo possível. O SARF vem sendo implementado como suporte de um conjunto integrado de atividades didáticas para alunos de Cursos de Engenharia da disciplina de Física Geral e Experimental I de uma universidade federal e de atividades de Termodinâmica para alunos de Ensino Médio em recuperação paralela de um colégio federal. As atividades de Física Geral e Experimental I fazem parte de um trabalho colaborativo para o qual a presente pesquisa contribui com o fornecimento de ferramentas de apoio ao docente dado pelo SARF. Já nas atividades realizadas no contexto do colégio federal, este trabalho, além do SARF, contribui com a adaptação de um conjunto de AD de Termodinâmica próprias desenvolvidas anteriormente a sua integração com atividades do professor regente do já referido colégio. Ambas as aplicações do SARF estão sendo realizadas em projetos conduzidos no âmbito da EDR e, consequentemente, cada etapa de sua aplicação (e desenvolvimento) vem sendo analisada de acordo com essa concepção de pesquisa. Nesse sentido, com as análises que vêm sendo realizadas no contexto deste trabalho, objetivamos investigar a viabilidade do SARF quanto às seguintes dimensões: (1) técnica; (2) didática, segundo a perspectiva do aluno; e (3) didática, segundo a perspectiva do professor. Os resultados obtidos com essas implementações indicaram, principalmente, que o SARF é útil no sentido de viabilizar a implementação contínua de AF e/ou AR em âmbitos reais de ensino e aprendizagem. Além disso, esses resultados evidenciaram, também, que o uso da plataforma online gxq — que é uma ferramenta computacional que desenvolvemos e que faz parte do SARF — pode ser generalizado para outros contextos educacionais.
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