Browsing TCC Pedagogia - Noturno by Issue Date
Now showing items 1-20 of 77
-
Estereótipos nos espaços educativos: experiências nos anos iniciais a partir da cultura visual
(2018-07-02)Esta pesquisa apresenta algumas investigações em torno da noção de estereótipos, presentes no ambiente escolar, e experiências com a cultura visual nos anos iniciais. O objetivo é pesquisar a partir da formação docente ... -
Um estudo acerca das produções científicas sobre o uso das TICs na prática pedagógica de professores na educação infantil
(2018-07-16)Na educação infantil a criança constrói, a partir da vivência de situações lúdicas e prazerosas, a base para o desenvolvimento de aprendizagens significativas para sua vida social e escolar. Neste contexto, a tecnologia é ... -
A história de vida e auto(trans)formação de uma mulher: emancipação e empoderamento via ações afirmativas na Universidade Federal de Santa Maria
(2018-08-03)Este trabalho é uma pesquisa narrativa autobiográfica que traz fragmentos de minha trajetória para tecer considerações sobre o poder emancipatório da educação, colocando em destaque a relevância das políticas afirmativas ... -
Educação física nos anos iniciais do ensino fundamental: uma contribuição a partir da abordagem crítico-superadora
(2018-10-01)Este trabalho de conclusão do Curso de Licenciatura em Pedagogia tem como objetivo analisar a importância da apropriação dos conteúdos da Cultura Corporal para a formação das crianças nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. ... -
Reflexões acerca das práticas pedagógicas com os bebês
(2018-12-06)Este trabalho discute acerca das práticas pedagógicas com os bebês na Educação Infantil. A relação entre cuidar e educar é indissociável e é importante analisarmos as necessidades dos bebês nesta faixa etária, bem como, ... -
O brincar na prática pedagógica da educação infantil
(2018-12-06)Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) apresenta como temática de pesquisa o brincar na prática pedagógica da Educação Infantil. Este trabalho de Conclusão de Curso, apresenta como problema de pesquisa: Quais os espaços ... -
Revisitando vivências: descobrindo, brincando e aprendendo numa turma do 2° ano do ensino fundamental
(2018-12-06)Este trabalho é um recorte do relatório de conclusão de Estágio Supervisionado nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, desenvolvido no Curso de Pedagogia Licenciatura Plena Noturno, da Universidade Federal de Santa ... -
Contribuições da abordagem crítico-superadora para a educação física na educação infantil
(2018-12-10)O estudo investiga a Educação Física na Educação Infantil a partir da seguinte pergunta: quais as contribuições da psicologia histórico-cultural, da pedagogia histórico-crítica e da abordagem crítico-superadora para a ... -
As rotinas na educação infantil: reflexões a partir da prática do estágio supervisionado
(2018-12-10)Este trabalho focaliza as rotinas na Educação Infantil a partir da prática do Estágio Supervisionado, a qual desenvolvi em turma de Pré-Escola, nível A, com 19 crianças de 4 a 5 anos. Como objetivo geral, buscou-se ... -
Afetividade e relação professor-aluno na educação infantil
(2019-01-02)O presente trabalho faz uma reflexão sobre minhas experiências quanto a afetividade entre professor/aluno na educação infantil, que busca compreender o motivo pelo qual os alunos depositam tanto afeto para com o professor ... -
As questões de gênero nos livros didáticos de anos iniciais do ensino fundamental
(2019-01-04)Este trabalho de conclusão é resultado de minhas inquietações sobre a temática de gênero apresentada nos livros didáticos dos Anos Iniciais. A partir da experiência no estágio supervisionado percebi que se fazia necessário ... -
Desafios e aprendizagens de uma pedagoga surda na unidade de educação infantil Ipê Amarelo: experiências no estágio supervisionado
(2019-01-09)Este trabalho tem como tema a atuação docente de uma Pedagoga surda com crianças ouvintes, enfocando os desafios implicados na organização do trabalho pedagógico na Educação Infantil a partir das interações promovidas ... -
Família e escola: uma importante e necessária relação
(2019-01-11)Este projeto de pesquisa atende ao trabalho de conclusão do curso de Pedagogia (Noturno) da Universidade Federal de Santa Maria, que trata da temática sobre a relação da família com a escola. O objetivo geral constituiu-se ... -
O Pibid como um espaço de formação inicial de professores
(2019-02-16)Este estudo se refere ao Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em graduação do curso de Pedagogia, licenciatura plena (noturno), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), e possui como temática O Programa Institucional ... -
Aprendizagens recíprocas no estágio nos anos iniciais no curso de Pedagogia Licenciatura Plena
(2019-06-13)O Estágio Curricular Supervisionado é uma disciplina obrigatória no curso de Pedagogia, e de suma importância para formação docente inicial. Dessa forma o presente trabalho de conclusão de curso- TCC tem como objetivo ... -
Escola não sexista: os desafios da diferença nos espaços educativos.
(2019-07-11)Este trabalho de conclusão do Curso de Pedagogia (Noturno) da Universidade Federal de Santa Maria aborda o tema relações entre educação e gênero. Apresenta como problema de pesquisa: “De que maneira a docência pode contribuir ... -
Costurando infâncias: o difícil mundo das crianças em situações de vulnerabilidade
(2019-07-19)O presente artigo propõe fazer uma reflexão das acerca de durante o período de Estágio Supervisionado em Educação Infantil, levando em consideração as diferentes situações de vulnerabilidade enfrentadas pelas crianças ... -
Formação da docência com bebês: narrativas do estágio
(2019-07-26)Esse Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Pedagogia Noturno e resultado do curricular obrigatório do Curso, na turma Laranja, uma turma de berçário, da Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo, UFSM. Teve por ... -
A importância do brincar na transição da educação infantil para anos iniciais: reflexões a partir da prática do estágio supervisionado
(2019-07-26)O presente trabalho reflete acerca das rotinas em uma turma de Anos Iniciais do Ensino Fundamental, considerando vivências a partir da prática do Estágio Curricular Supervisionado, bem como, a importância do brincar na ... -
A brincadeira na transição da educação infantil para os anos iniciais
(2019-08-02)O presente trabalho intitulado tem como foco realizar uma análise reflexiva sobre a brincadeira no contexto escolar da transição das crianças da Educação Infantil para o primeiro ano do Ensino Fundamental. O trabalho é ...