A avaliação do equilíbrio de escolares de anos iniciais
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Data
2015-02-28Autor
Santos, Eurico Barcelos dos
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Introdução: O desenvolvimento é um processo que obedece ordem sequencial, previsível e consistente. O equilíbrio permite a postura bípede e ereta, por meio de ajustes dos mecanismos internos e externos. Para a maturação do equilíbrio é necessário que os sistemas vestibular, visual e somatossensorial aprendam a eliminar os estímulos incorretos. Objetivo: O objetivo deste trabalho foi avaliar e descrever o comportamento do equilíbrio de escolares de seis a oito anos. Metodologia: Este trabalho contou com a participação 155 sujeitos, entre seis e oito anos que foram subdivididos em grupos etários em meses. O grupo 6I média de 75,13±1,3 meses. O grupo 6II média 80,74±1,74 meses. Para o grupo 7I média de 86,65±1, meses. O grupo 7II média 92,43±1,71 meses. E por último, o grupo 8I média de 96,38±2,96 meses. Todos alunos das turmas de 1º, 2º e 3º ano do ensino fundamental. Os testes utilizados foram extraídos do protocolo Bruiniks-Oseretsky Test of Motor Proficiency (subteste 2- itens 2 e 7). Resultados: Os resultados dos testes mostraram que os grupos estão em um desenvolvimento linear para ambas as tarefas de equilíbrio. Percebe-se que os indivíduos dos grupos com menor faixa etária apresentam proficiência motora menor do que os grupos com idade superior. Conclusão: Portanto, podemos concluir que linearidade dos resultados para cada grupo é um comportamento absolutamente normal e esperado para as variáveis do estudo. Estas melhoras resguardam uma sequência que todos os seres humanos tendem a passar e superar, sendo uma escalada natural rumo ao desempenho ótimo das capacidades físico-motoras.
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