A psicomotricidade na educação infantil uma revisão bibliográfica das dissertações e teses no Brasil
Resumo
O estudo teve como objetivo fazer uma revisão bibliográfica das dissertações e teses do Brasil que tratam da Psicomotricidade na Educação Infantil. Dessa forma, foi realizado um levantamento das dissertações e teses no Brasil, publicadas a partir de 2010, utilizando-se como fonte de dados o acervo do Banco de Teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e, no portal da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) DO Instituto Brasileiro de Informações em Ciência e Tecnologia (IBCT). Assim, foi possível perceber a partir da pesquisa leitura e análise dos estudos de dissertações, teses e documentos acerca da Psicomotricidade que, através de diferentes abordagens, os estudos que foram apresentados e discutidos convergem para o mesmo fim: dar a Psicomotricidade o papel de destaque que lhe é devido, pois desde que nascem, é através do corpo que a criança vai descobrindo o mundo ao seu redor e estabelecendo com as pessoas as formas de comunicação e inter-relação. Assim, os estudos trouxeram a ideia de que a aprendizagem da criança está diretamente ligada ao desenvolvimento psicomotor e que este é um fator importantíssimo para futuras aprendizagens.
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