Gestão pedagógica na educação infantil de tempo integral: desafios e possibilidades de planejamento compartilhado
Abstract
Esta dissertação faz parte da Linha de Pesquisa (LP1) – Políticas e gestão da Educação Básica do curso de Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria, e tem por tema a gestão, Educação Infantil e planejamento. O objetivo é analisar o planejamento compartilhado na Educação Infantil em tempo integral, de uma escola privada do município de Santa Maria/RS junto as professoras, as monitoras, as auxiliares e as estagiárias. A pesquisa é de cunho qualitativo (MINAYO, 2009), com método de estudo de caso e utiliza-se da Pesquisa do Tipo Intervenção Pedagógica (DAMIANI et al., 2013) que possui duas etapas: a) a intervenção, e, posteriormente b) a avaliação da mesma, sendo a intervenção um processo de formação em rodas sobre o planejamento na Educação Infantil. Realizou-se uma pesquisa diagnóstica com produção de dados através de questionários para professoras, monitoras, auxiliares e estagiárias e, entrevistas semiestruturada com a equipe diretiva. Os dados analisados com a análise de conteúdo (TRIVIÑOS, 1987; 2010; FRANCO, 2008) foram base para a construção da intervenção que aconteceu através da roda de formação (WARSCHAUER, 1993; 2001). Os fundamentos teóricos foram organizados através dos temas: Planejamento (LIBÂNEO, 2008; OSTETTO, 2000; 2008; REDIN, 2013); Educação Infantil de tempo integral (PARO et al., 1988; ARAÚJO et al., 2015); Educação Infantil: (OLIVEIRA, 2011; FLORES; MELLO, 2012) e documentos nacionais oficiais. A análise de conteúdo revelou as seguintes categorias: planejamento pedagógico; reunião pedagógica; relação entre profissionais e educação infantil de tempo integral, as quais permearam a análise da intervenção na roda de formação e na sua avaliação. Ao final desta pesquisa/intervenção obtiveram-se como resultados que o planejamento coletivo, com a participação das professoras, monitoras, auxiliares e estagiárias não aconteceu durante a pesquisa. Conclui-se que não basta apenas apontar problemas, e sim possíveis soluções, e que, no entanto é preciso investimento individual e coletivo para que as mudanças aconteçam (na prática). Logo, destacam-se os seguintes desafios e possibilidades para o planejamento compartilhado na referida instituição: a) dedicar tempo para esta temática no calendário escolar; b) ofertar duas horas a mais na carga horária de trabalho das profissionais que atuam na escola com outra nomenclatura na função que não a de professor para que o planejamento coletivo aconteça; c) investir na formação em serviço (recursos humanos e materiais); e principalmente: d) precisa de uma mudança de mentalidade por parte da gestão no sentido de que a formação oferecida na escola qualificaria o serviço oferecido na instituição e que é um investimento nos profissionais atuantes na escola em longo prazo.
Collections
The following license files are associated with this item: