Interlocuções dialógicas pedagógicas entre a educação infantil e os anos iniciais do ensino fundamental: em busca da unidade de ação bilaquiana
Resumo
O presente trabalho apresenta como temática central o processo de transição da criança nas primeiras etapas da Educação Básica no âmbito das práticas constituintes de uma unidade de ação pedagógica, tendo em vista as políticas públicas que balizam estas etapas. O objetivo consiste em (re) construir as interlocuções entre a Educação Infantil e os Anos Iniciais do Ensino Fundamental a partir de uma unidade de ação que perpasse por práticas pedagógicas compartilhadas, considerando os fundamentos epistemológicos e formativos que as constituem numa escola da rede estadual de Santa Maria/RS. A metodologia proposta contempla uma abordagem qualitativa, do tipo pesquisa-ação. Para a coleta de dados foi utilizado o estudo documental e bibliográfico para inferir conceitos relacionados às políticas públicas e ao desenvolvimento infantil, o questionário a fim obter um diagnóstico inicial dos sujeitos e suas concepções, a observação participante no contexto escolar e os círculos dialógicos investigativo-formativos para abordar as temáticas emergentes no âmbito da formação permanente. A base teórica constituiu-se de documentos legais e das pesquisas na área, articuladas às concepções dos educadores que atuantes na escola lócus da pesquisa, que são sujeitos colaboradores da mesma. Por meio deste estudo, percebeu-se que a escola pode construir espaços-tempo de formação permanente a partir de práticas dialógicas, o que requer uma maior flexibilização no contexto escolar e a constituição de uma unidade de ação pedagógica por meio de ações pedagógicas compartilhadas que visem o desenvolvimento infantil de forma articulada. Para tanto, é necessária a ampliação dos espaços de diálogo a fim de constituir uma relação teórico-prática na escola, de forma colaborativa e reflexiva. Estabelecendo, assim, uma interlocução entre as políticas públicas, que fundamentam a Educação Infantil e os Anos Iniciais do Ensino Fundamental e, entre as próprias etapas, considerando as práticas pedagógicas e o desenvolvimento infantil, tendo em vista os tempos e espaços escolares específicos da infância.
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: