"Professores em escolas públicas de educação básica: gestores de suas ações e atividades no processo de constituição e desenvolvimento do trabalho docente"
Abstract
Este texto relata uma pesquisa desenvolvida no âmbito do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Com ela, Objetivamos compreender como os professores articulam os diferentes elementos constitutivos do trabalho docente na sua atuação em Escolas Públicas de Ensino Médio. Para tanto, guiamo-nos pelas seguintes questões de pesquisa: (1) Como se caracterizam as diferentes ações realizadas pelos professores em serviço no planejamento e realização de seu trabalho nas Escolas Públicas de Ensino Médio de Santa Maria - RS? (2) Como os professores gerenciam suas ações no planejamento e realização de seu trabalho em Escolas Públicas de Ensino Médio Santa Maria – RS? Baseamos-nos em uma pesquisa de natureza qualitativa que teve como fontes de informação seis professores atuantes em Escolas Públicas de Educação Básica de Santa Maria - RS, os quais foram entrevistados individualmente. Percebemos que as diferentes ações de seu trabalho caracterizam-se pelas restritas condições que lhes são oferecidas, levando-os a gerenciarem tais ações de forma reduzida e simplificada, pois a escola vive uma série de limitações que impossibilitam os professores de realizarem na prática sua proposta pedagógica. A elevada carga horária dos professores é apenas uma dessas limitações que influenciam nas diferentes ações da realização do trabalho docente. Todavia, o docente é ativo no seu processo de formação e, consequentemente busca o seu conjunto de conhecimentos próprios, mesmo sem um maior suporte da escola e assim encontram no seu trabalho o seu principal processo de identidade e legitimação.
Collections
- Gestão Educacional [289]
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