Pressupostos para a Educação Física Escolar indígena no município de Santa Maria - RS
Resumen
Visto que é um direito dos povos indígenas terem uma escola diferenciada, intercultural e bilíngue, é importante refletir e construir uma pedagogia apropriada para esta escola. Este estudo tem o objetivo de discutir elementos atinentes à legislação bem como aos aspectos teóricos e pedagógicos tendo em vista a apresentação de pressupostos para a educação física escolar indígena, no município de Santa Maria/RS. Com relação à metodologia, a pesquisa caracterizou-se pela análise bibliográfica e documental, bem como considerou a interação e experiência da pesquisadora nas escolas das aldeias indígenas de Santa Maria. A partir dos referenciais analisados, da observação e inserção nas práticas realizou-se uma síntese das possibilidades que o componente de Educação Física tem para oferecer no processo de revitalização da cultura indígena, dentro da escola. Considerando que o conhecimento para o indígena dá-se de modo holístico e interligado, é importante abordá-lo de modo interdisciplinar. É necessário conhecer a história e o significado dos jogos, das danças, das lutas, da corporeidade indígena. Outro aspecto a ser considerado é a prevalência do trabalho coletivo sobre o individual, explorando o contato com a natureza nas diferentes vivências. A cultura indígena revela que o brincar e o estar junto prevalece sobre a competitividade e este é um valor que a Educação Física deve fortalecer. No planejamento das aulas de educação física, é importante sempre resgatar os saberes tradicionais no que se refere à cultura corporal indígena e oportunizar os conhecimentos científicos sistematizados pela humanidade, de modo a oferecer uma pedagogia diferenciada, que respeite a diversidade e possibilite a interculturalidade na escola e na sociedade.
Colecciones
- Educação Física Escolar [200]
El ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: